Avaliação da dificuldade dos profissionais de saúde do Hospital Evangélico Mackenzie do Paraná no atendimento ao paciente surdo

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data
2020
Autores
Heussinger, Thomas Kurt
Orientador
Felizari, Cleber Tuleski
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
RESUMO: Com o crescimento da população que apresenta algum grau de deficiência auditiva, 5,1% segundo o IBGE de 2010, a necessidade de o profissional de saúde ser capacitado para atender esta população vem crescendo, já previsto pelo artigo 25 do decreto Nº 5.626, o qual regulamenta a lei 10.436, uma parte da equipe do local que presta serviços públicos deve conseguir atender a estes deficientes. Ainda há muitos pacientes que possui medo em ir a uma consulta por não serem compreendidos quanto a sua queixa. Para tentar contornar a falta de conhecimento sobre a Linguagem Brasileiras de Sinais os agentes de saúde tentam utilizar outros métodos, que auxiliam o atendimento, mas ainda causa confusão e desentendimento por ambas as partes. Objetivo: Avaliar as principais dificuldades dos profissionais da área de saúde no atendimento de pacientes surdos, nível do conhecimento sobre a Libras e de um sistema de auxílio ao atendimento destes pacientes. Método: Foi realizado um estudo transversal descritivo, aplicando um questionário, de caráter qualitativo, participaram deste estudos 29 médicos que trabalhavam no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Resultados: Em maioria os médicos do estabelecimento já realizaram atendimento ao paciente surdo, porém apenas um pequeno grupo detinha algum conhecimento acerca da linguagem de sinais, mais da metade dos profissionais que tiveram contado com o surdo se apresentam incertos no momento da consulta. Conclusão: Devido a falta de capacitação dos profissionais em Libras, a principal opção na comunicação com o paciente, quando sozinho, foi a escrita, criando um grande sentimento de incerteza no atendimento na maioria dos médicos que realizaram atendimento ao deficiente auditivo.
Descrição
Palavras-chave
Atendimento integral à saúde , Saúde pública , Surdo
Citação