As personagens femininas de Marçal Aquino: representações da imagem de mulher fatal

View/ Open
Date
2020-08-21Author
Bezerra, Sílvia de Paula
Advisor
Atik, Maria Luiza Guarnieri
Referee
Trevisan, Ana Lúcia
Referee
Aguiar, Cristhiano Motta
Referee
Reimão, Sandra Lúcia Amaral de Assis
Referee
Rosa, Dafne Di Sevo
Metadata
Show full item recordAbstract
This thesis aims to point out the differences in the construction of female characters
in the contemporaneity and its dialogue with the black detective stories and the
image of fatal woman in three novels published by the writer and screenwriter Marçal
Aquino. The analysis focus on, respectively, Paula and Cecília, from O invasor
(2002), Elaine and Marlene, from Cabeça a prêmio (2003a), and Lavínia, from Eu
receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005).Thus, we can observe how
literature takes mythological, psychological and sociological aspects in order to
establish a character model that undergoes changes and never ceases to exist. The
vision of the woman as a deity who carries good and evil in herself, as portrayed by
good part of mythologies and religions around the world, represents her closeness to
nature, her ability to raise children and her power of seduction. This duality can be
noted in medieval idols, and also in literature and modern cinema, as a recurrent
example of being able, at the same time, to generate and destroy the life of men with
whom these women have some kind of relationship. In view of this, the questions we
formulated are:(a) what traits support the fatal woman setting of each character?; (b)
what aspects stand out in the roles women play in the destruction, complete or
partial, of their partners?; (c) what kind of elements are maintained and altered from
the features of these characters in police narratives of the nineteenth and the
twentieth centuries?; The study is based on texts written by Antonio Candido (1995),
Fábio Marques Mendes (2015), James Wood (2017), Regina Dalcastagnè (2012),
Tânia Pellegrini (2008, 2014), Tzevetan Todorov (1973), Paulo de Medeiros e
Albuquerque (1979), Ernest Mandel (1988), P. D James (2012), Sandra Reimão
(1986; 2005), writings on the mythical and religious figure of the femme fatale, by
Camille Paglia (1992) and Jennifer and Roger Woolger (1994), and the social studies
about the woman and the feminine gender of Simone de Beauvoir (2009), Roberto
Damatta (1997), Pierre Boardieu (2003) and Mary Del Priore (2005). Esta tese tem como objetivo estudar a imagem da mulher fatal na
contemporaneidade e seu diálogo com o romance policial noir, a partir da análise
das personagens femininas dos três romances publicados pelo escritor e roteirista
Marçal Aquino, respectivamente, Paula e Cecília, de O invasor (2002), Elaine e
Marlene, de Cabeça a prêmio (2003a), e Lavínia, de Eu receberia as piores notícias
dos seus lindos lábios (2005). Podemos observar como a literatura se apropria de
aspectos mitológicos, psicológicos e sociológicos para fixar um modelo de
personagem que sofre alterações e nunca deixa de existir. A visão da mulher como
uma divindade que traz em si o bem e o mal, conforme retrato feito por boa parte
das mitologias e religiões, representa sua proximidade com a natureza, sua
capacidade de gestar filhos e seu poder de sedução. A representação dessa
dualidade pode ser observada nas diferentes manifestações da cultura que se
prolongam da Idade Média à contemporaneidade, quer afirmando essa imagem
recorrente de sujeito capaz de, ao mesmo tempo, gerar e destruir a vida dos homens
com os quais se relaciona, quer reelaborando-a, para desmascarar tabus e
preconceitos. Tendo em vista essa concepção, as questões que formulamos são: (a)
quais traços embasam a visão de mulher fatal de cada personagem do corpus
selecionado?; (b) quais aspectos se destacam nos papéis que exercem na
destruição total ou parcial de seus parceiros?; (c) que características da mulher fatal
inscritas nas narrativas policiais do século XIX e XX permanecem ou são
modificadas na prosa de Aquino? Entre as teorias utilizadas para embasar esta
pesquisa destacam-se os estudos literários de Antonio Candido (1995), Fábio
Marques Mendes (2015), James Wood (2017), Regina Dalcastagnè (2012), Tânia
Pellegrini (2008, 2014), Tzevetan Todorov (1973), Paulo de Medeiros e Albuquerque
(1979), Ernest Mandel (1988), P. D James (2012), Sandra Reimão (1986; 2005), os
escritos sobre a figura mítica e religiosa da femme fatale de Camille Paglia (1992) e
Jennifer e Roger Woolger (1994) e os estudos sociais acerca das mulheres e o
feminino de Simone de Beauvoir (2009), Roberto Damatta (1997), Pierre Bourdieu
(2003) e Mary Del Priore (2005).
CNPq Area
CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Citation
BEZERRA, Sílvia de Paula. As personagens femininas de Marçal Aquino: representações da imagem de mulher fatal. 2020. 206 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.