Aplicação do algoritmo de dijkstra para otimização de rotas em percursos urbanos utilizando transporte público
Date
2019-11Author
Sousa, Nícolas Gordiano Barbosa de
Advisor
Rossi, Ana Cláudia
Metadata
Show full item recordAbstract
O transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo,
mesmo com suas falhas, mostra-se mais rápido e eficiente que o transporte
individual, transportando 7,8 milhões de pessoas por dia entre a capital
paulista e cidades vizinhas. Entretanto, uma das informações pouco
fornecidas pelas companhias ferroviárias é o tempo de viagem entre suas
estações e qual o caminho que requer menos transferências entre linhas. Neste
artigo é apresentada uma arquitetura e um protótipo de aplicativo mobile que
calcula o caminho mais rápido entre as estações de origem e destino do
sistema ferroviário de São Paulo. Rail transport in the Great São Paulo Area, despite its issues, proves
to be faster and more efficient than the individual transport, transporting 7.8
million people every day between the state capital and neighboring cities.
However, an information that’s not much provided by the rail companies is the
travel time between its stations and which routes requires less transfers
between lines. This article presents an architecture and a mobile application
prototype that calculates the fastest path between the origin and destination
stations of the São Paulo rail system.