O discurso da violência em anúncios publicitários comerciais
Tipo
Tese
Data de publicação
2020-07-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Roskowinski, Regiane Apolinário
Orientador
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Andrade, Carlos Augusto Baptista
Casagrande, Nancy dos Santos
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Andrade, Carlos Augusto Baptista
Casagrande, Nancy dos Santos
Programa
Letras
Resumo
Esta tese tem como tema o discurso da violência nos anúncios publicitários. A pergunta de pesquisa é: Quais características dos anúncios publicitários, relacionadas ao discurso da violência, levam parte da sociedade a registrar reclamações contra eles? A fim de buscar responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral examinar o discurso da violência em anúncios publicitários comerciais, selecionados por terem sido alvos de reclamações no CONAR. Já os objetivos específicos são definir as categorias de análise em relação à violência, de acordo com a base teórica utilizada neste trabalho, conforme premissas da Análise Crítica do Discurso (ACD), e analisar os anúncios publicitários selecionados como objeto de estudo. Este trabalho fundamenta-se na ACD, modelo de análise linguística e de intervenção social que melhor se adéqua à abordagem desta tese. A fundamentação teórica envolve os conceitos de violência, ACD e anúncios publicitários. A constituição do corpus deu-se pela seleção de anúncios publicitários distintos, veiculados em jornais, revistas ou canais de televisão, anúncios que apresentavam indícios de discurso violento e que foram alvo de reclamações no CONAR. A abordagem metodológica adotada é a descritivo-analítica. A análise textual e linguística considera a polidez, o ethos, o significado das palavras e as figuras de linguagem. A análise discursiva engloba a interdiscursividade, a intertextualidade e as cadeias textuais. A análise de prática social tem como foco a ideologia e a hegemonia. As análises indicaram características relacionadas ao discurso da violência em todos os anúncios analisados, o que confirma a hipótese de que existem características específicas nos anúncios publicitários que levam a sociedade a aceitá-los ou não. O discurso da violência está presente em diversos segmentos da sociedade, porém existe a perspectiva de mudança social de acordo com a conscientização e o posicionamento ético das pessoas.
Descrição
Palavras-chave
discurso da violência , anúncios publicitários , análise crítica do discurso
Assuntos Scopus
Citação
ROSKOWINSKI, Regiane Apolinário. O discurso da violência em anúncios publicitários comerciais. 2020. 150 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.