Os discursos de divulgação científica e de autoajuda na construção da persuasão

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Date
2020-02-21Author
Catalano, Caio Vinícius
Advisor
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Referee
Brito, Regina Helena Pires de
Referee
Caniza, Rodrigo Villalba
Referee
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Referee
Duarte, Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem por objetivo investigar textos de divulgação de
conteúdos científicos, produzidos por médicos/escritores que gozam de
notoriedade midiática – representantes da modalidade discursiva divulgação
científica –, visando a identificar, nas marcas presentes em procedimentos de
construção discursiva, sinais de adesão a determinados valores ideológicos com
que, de fato, os enunciadores possam estar comprometidos. Esta obra descreve
procedimentos discursivos utilizados pelos enunciadores para a construção da
trajetória de produção de adesão aos seus discursos; apura de que modo o
discurso de vulgarização científica e o de autoajuda, considerados aqui como
categorias discursivas que estruturam a composição formal e argumentativa dos
textos que compõem o corpus em análise, influem no modo de produção
enunciativo dos enunciadores; afere como são construídos efeitos de sentido
capazes de convencer o enunciatário, fazendo-o acreditar e conceder
credibilidade ao discurso dos sujeitos enunciadores. Estipulou-se escrutinar
alguns conceitos fulcrais para o desenvolvimento do trabalho, segundo os
pressupostos teóricos da Análise do Discurso, postulados por autores
representativos desta ferramenta de análise – Pêcheux, Althusser,
Maingueneau, cujos preceitos dão conta de dois pilares teóricos: o conceito de
ideologia e de discurso, de acordo com o conceito de heterogeneidade
constitutiva do discurso. Como aparato teórico referente ao processo de
interação social inerente de toda manifestação enunciativa, recorreu-se aos
postulados das teorias sociais de Pierre Bourdieu referentes ao campo social e
os preceitos teóricos que determinam esse fenômeno sociológico. A análise
dos textos que compõem o corpus possibilitou a verificação de um “ponto em
comum” que liga toda a formação discursiva. Ambos os discursos se
entrelaçam e se complementam, fazendo uso da “verdade”, ratificando a
certeza e destituindo a dúvida. The present work aims to investigate texts for the dissemination of scientific
content, produced by doctors/writers who enjoy media notoriety -
representatives of the discursive scientific dissemination modality -, aiming to
identify, in the brands present in discursive construction procedures, signs of
adherence to certain ideological values with which, in fact, the enunciators may
be committed. This work describes discursive procedures used by the
enunciators to build the trajectory of production of adhesion to their speeches;
ascertains how the discourse of scientific vulgarization and self-help,
considered here as discursive categories that structure the formal and
argumentative composition of the texts that make up the corpus under analysis,
influence the enunciative production mode of the enunciators; it gauges how
meaning effects are constructed capable of convincing the enunciatee, making
him believe and grant credibility to the speech of the enunciating subjects. It
was agreed to scrutinize some key concepts for the development of the work,
according to the theoretical assumptions of Discourse Analysis, postulated by
representative authors of this analysis tool - Pêcheux, Althusser, Maingueneau,
whose precepts account for two theoretical pillars: the concept of ideology and
discourse, according to the concept of heterogeneity that constitutes discourse.
As a theoretical apparatus referring to the process of social interaction inherent
in every enunciative manifestation, we used the postulates of Pierre Bourdieu's
social theories regarding the social field and the theoretical precepts that
determine this sociological phenomenon. The analysis of the texts that make up
the corpus made it possible to verify a “common point” that links the entire
discursive formation. Both speeches are intertwined and complement each
other, making use of the “truth”, ratifying certainty and removing doubt. The
discourse of scientific dissemination and the self-help, considered here as
discursive categories that structure the formal and argumentative composition of
the texts that make up the corpus under analysis, influence the enunciative
mode of enunciative production, building the effects of meaning capable of
convincing the enunciatee , making him believe and grant credibility to the
speech of the enunciating subjects.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Citation
CATALANO, Caio Vinícius. Os discursos de divulgação científica e de autoajuda na construção da persuasão. 2020. 195 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.