Os discursos de divulgação científica e de autoajuda na construção da persuasão

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Tipo
Tese
Data de publicação
2020-02-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Catalano, Caio Vinícius
Orientador
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Brito, Regina Helena Pires de
Caniza, Rodrigo Villalba
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Duarte, Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira
Programa
Letras
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar textos de divulgação de conteúdos científicos, produzidos por médicos/escritores que gozam de notoriedade midiática – representantes da modalidade discursiva divulgação científica –, visando a identificar, nas marcas presentes em procedimentos de construção discursiva, sinais de adesão a determinados valores ideológicos com que, de fato, os enunciadores possam estar comprometidos. Esta obra descreve procedimentos discursivos utilizados pelos enunciadores para a construção da trajetória de produção de adesão aos seus discursos; apura de que modo o discurso de vulgarização científica e o de autoajuda, considerados aqui como categorias discursivas que estruturam a composição formal e argumentativa dos textos que compõem o corpus em análise, influem no modo de produção enunciativo dos enunciadores; afere como são construídos efeitos de sentido capazes de convencer o enunciatário, fazendo-o acreditar e conceder credibilidade ao discurso dos sujeitos enunciadores. Estipulou-se escrutinar alguns conceitos fulcrais para o desenvolvimento do trabalho, segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, postulados por autores representativos desta ferramenta de análise – Pêcheux, Althusser, Maingueneau, cujos preceitos dão conta de dois pilares teóricos: o conceito de ideologia e de discurso, de acordo com o conceito de heterogeneidade constitutiva do discurso. Como aparato teórico referente ao processo de interação social inerente de toda manifestação enunciativa, recorreu-se aos postulados das teorias sociais de Pierre Bourdieu referentes ao campo social e os preceitos teóricos que determinam esse fenômeno sociológico. A análise dos textos que compõem o corpus possibilitou a verificação de um “ponto em comum” que liga toda a formação discursiva. Ambos os discursos se entrelaçam e se complementam, fazendo uso da “verdade”, ratificando a certeza e destituindo a dúvida.
Descrição
Palavras-chave
divulgação científica , autoajuda , discurso , análise do discurso
Assuntos Scopus
Citação
CATALANO, Caio Vinícius. Os discursos de divulgação científica e de autoajuda na construção da persuasão. 2020. 195 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.