Negócio digital para intermediação de transações comerciais da cadeia produtiva da moda
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-08-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lima, Mario Eduardo Rocha
Orientador
Franklin, Marcos Antonio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Oliva , Fábio Lotti
Oliva , Fábio Lotti
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Este trabalho apresentou o aproveitamento da oportunidade do desenvolvimento de um
negócio digital com a finalidade de realizar conexões das necessidades entre os compradores
de insumos e vendedores de produtos, participantes da cadeia produtiva da moda,
intermediando as suas transações comerciais, por intermédio de uma plataforma. Para a sua
aplicação, inicialmente, aprofundou-se a pesquisa do mercado da moda, das às necessidades dos participantes dessa cadeia e dos serviços necessários para o aproveitamento de uma oportunidade potencial. De posse da oportunidade definida, foi elaborada a proposta para o
seu aproveitamento, levantamento dos recursos necessários, do plano de ações, estudo de viabilidade econômica e análise de riscos. Iniciou-se a implementação do plano buscando
editais de incubação e de incentivos à inovação, além do uso da técnica de design sprint para validar as funcionalidades básicas do aplicativo da plataforma digital. Do ponto de vista de seu impacto, estima-se que após a implantação da solução, os integrantes da cadeia produtiva
da moda tenham uma alternativa tecnológica para potencializar a inserção de seus insumos e
produtos em outras cidades e estados do país, além de oferecer uma opção eficiente para suas
transações comerciais, reduzindo a dependência de vendedores e de representantes
comerciais. Haverá também, a comodidade da realização de operações em uma mesma
plataforma digital. Assim, o modelo negócio proposto foi classificado como inovador, pois ainda não há no mercado serviços de intermediação comercial que integrem os representantes da cadeia da moda, com possibilidade de comprar insumos e vender produtos por meio de uma plataforma digital única. A complexidade se apresentou na construção da solução
proposta, pois necessitou do envolvimento de pessoas com múltiplos conhecimentos e de variados segmentos, desde o negócio até as melhores tecnologias para desenvolver e manter a plataforma digital. Quando a metodologia utilizada, foi o método seguido para a elaboração
deste trabalho foi à metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel,
Franklin e Perez (2017), com a aplicação também dos métodos qualitativo com o uso da
técnica de entrevistas e quantitativo com o emprego do survey.
Descrição
Palavras-chave
inovação , negócio digital , plataforma , tecnologia , moda
Assuntos Scopus
Citação
LIMA, Mario Eduardo Rocha. Negócio digital para intermediação de transações comerciais da cadeia produtiva da moda. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.