Negócio digital para intermediação de transações comerciais da cadeia produtiva da moda
Date
2020-08-24Author
Lima, Mario Eduardo Rocha
Advisor
Franklin, Marcos Antonio
Referee
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Referee
Oliva , Fábio Lotti
Metadata
Show full item recordAbstract
This work took advantage of the opportunity to develop a digital business with the purpose of
making connections between the needs of buyers of inputs and sellers of products,
participants in the productive chain of fashion, intermediating their commercial transactions,
through a platform. For its application, initially, the fashion market research was deepened,
according to the needs of the participants in this chain and the services needed to take
advantage of a potential opportunity. In possession of the defined opportunity, a proposal was
drawn up for its use, survey of the necessary resources, the action plan, economic feasibility
study and risk analysis. The plan began to be implemented, seeking incubation notices and
incentives for innovation, in addition to using the sprint design technique to validate the basic
functionalities of the digital platform application. From the point of view of its impact, it is
estimated that after implementing the solution, members of the fashion production chain have
a technological alternative to enhance the insertion of their inputs and products in other cities
and states in the country, in addition to offering a efficient option for your business
transactions, reducing dependence on salespeople and sales representatives. There will also be
the convenience of carrying out operations on the same digital platform. Thus, the proposed
business model was classified as innovative, as there are still no commercial intermediation
services on the market that integrate the representatives of the fashion chain, with the
possibility of buying inputs and selling products through a single digital platform. The
complexity presented itself in the construction of the proposed solution, as it required the
involvement of people with multiple knowledge and from different segments, from the
business to the best technologies to develop and maintain the digital platform. When the
methodology used was the method followed for the elaboration of this work, it was the
methodology for practical and applied works by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez
(2017), with the application also of qualitative methods with the use of the technique of
interviews and quantitative using the survey.
Summary
Este trabalho apresentou o aproveitamento da oportunidade do desenvolvimento de um
negócio digital com a finalidade de realizar conexões das necessidades entre os compradores
de insumos e vendedores de produtos, participantes da cadeia produtiva da moda,
intermediando as suas transações comerciais, por intermédio de uma plataforma. Para a sua
aplicação, inicialmente, aprofundou-se a pesquisa do mercado da moda, das às necessidades dos participantes dessa cadeia e dos serviços necessários para o aproveitamento de uma oportunidade potencial. De posse da oportunidade definida, foi elaborada a proposta para o
seu aproveitamento, levantamento dos recursos necessários, do plano de ações, estudo de viabilidade econômica e análise de riscos. Iniciou-se a implementação do plano buscando
editais de incubação e de incentivos à inovação, além do uso da técnica de design sprint para validar as funcionalidades básicas do aplicativo da plataforma digital. Do ponto de vista de seu impacto, estima-se que após a implantação da solução, os integrantes da cadeia produtiva
da moda tenham uma alternativa tecnológica para potencializar a inserção de seus insumos e
produtos em outras cidades e estados do país, além de oferecer uma opção eficiente para suas
transações comerciais, reduzindo a dependência de vendedores e de representantes
comerciais. Haverá também, a comodidade da realização de operações em uma mesma
plataforma digital. Assim, o modelo negócio proposto foi classificado como inovador, pois ainda não há no mercado serviços de intermediação comercial que integrem os representantes da cadeia da moda, com possibilidade de comprar insumos e vender produtos por meio de uma plataforma digital única. A complexidade se apresentou na construção da solução
proposta, pois necessitou do envolvimento de pessoas com múltiplos conhecimentos e de variados segmentos, desde o negócio até as melhores tecnologias para desenvolver e manter a plataforma digital. Quando a metodologia utilizada, foi o método seguido para a elaboração
deste trabalho foi à metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel,
Franklin e Perez (2017), com a aplicação também dos métodos qualitativo com o uso da
técnica de entrevistas e quantitativo com o emprego do survey.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
LIMA, Mario Eduardo Rocha. Negócio digital para intermediação de transações comerciais da cadeia produtiva da moda. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.