Implementação de rede de telefonia celular: integração de planos de projeto de alta complexidade
View/ Open
Date
2020-08-10Author
Goldstein, Marcelo
Advisor
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Referee
Silva, Adilson Aderito da
Referee
Prieto, Vanderli Correia
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho relata a implementação de melhorias nas áreas de gestão logística e de estoques, no planejamento de projetos e na integração de fluxos de informações, realizado na Telecom Ar-gentina, subsidiária da Telecom, que atua em mais de 150 países e é líder mundial no setor de telecomunicações. A empresa enfrentava problemas com serviços de instalação de rede de celular para uma das principais operadoras argentinas, projeto de grande relevância para ambas as organi-zações. Atuando em um mercado regulado e de poucos atores, tanto a Telecom Argentina como o cliente tinham urgência em cumprir com suas obrigações e metas de negócios. Em fevereiro de 2019 foram detectadas deficiências nessas áreas, que exigiu a implementação de uma estratégia de mudanças que possibilitou à Telecom Argentina atingir o desempenho esperado pelo seu cliente, a partir de outubro daquele ano. O desenvolvimento e a implementação dessa estratégia foram rea-lizados por meio da combinação de dois métodos voltados à solução de problemas em organizações que propiciaram a inovação nas ações de melhoria dos processos, logísticos e de gestão de estoques, assim como no desenvolvimento de ferramentas informatizadas para alcançar a empresa como um todo. Um dos métodos, de natureza acadêmica, foi o da solução de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades e o outro, o DMAIC (IM-DMAIC) utilizado em consultorias em-presariais, que conferiram a confiabilidade ao trabalho. Houve um impacto efetivo nos resultados da empresa com a elevação da performance na instalação da rede de telefonia celular em 170%, desde a sua contratação em 2018, um dos principais entraves no relacionamento entre a empresa e seu principal cliente, tendo também como o aumento da satisfação do cliente com esse desempenho. Contudo, foram enfrentadas barreiras culturais entre as equipes brasileiras e argentinas e o trabalho em silos, que conferiram uma complexidade operacional significativa, especialmente quanto à as-simetria de informações entre a Telecom Argentina e o cliente. Não obstante, a disposição da dire-toria da Telecom foi determinante para a elevação do desempenho, promovendo o aumento da ca-pacitação dos colaboradores em planejamento de projetos, assim como o apoio ao seu engajamento nas melhorias. The present work reports the implementation of improvements in the areas of logistics and inven-tory management, project planning and the integration of information flows, carried out at Tele-com Argentina, Telecom's subsidiary, which operates in more than 150 countries and is a world leader in the telecommunications sector. The company was facing problems with cellular network installation services for one of the main Argentine operators, a project of great relevance for both organizations. Acting in a regulated market with few actors, both Telecom Argentina and the client had an urgent need to comply with their obligations and business goals. In February 2019, deficien-cies were detected in these areas, which required the implementation of a change strategy that ena-bled Telecom Argentina to achieve the performance expected by its customer, starting in October of that year. The development and implementation of this strategy were carried out by combining two methods aimed at solving problems in organizations that led to innovation in actions to improve processes, logistics and inventory management, as well as the development of computerized tools. to reach the company as a whole. One of the methods, of an academic nature, was to solve organi-zational problems and take advantage of opportunities and the other, the DMAIC (IM-DMAIC) used in business consultancies, which conferred reliability on the work. There was an effective impact on the company's results with the increase in performance in the installation of the cellular network by 170%, since it has been contracted in 2018, one of the main obstacles in the relationship between the company and its main customer, also having as increased customer satisfaction with this achievement. However, cultural barriers were faced between Brazilian and Argentine teams and work in silos, which gave significant operational complexity, especially regarding the asym-metry of information between Telecom Argentina and the client. Notwithstanding, the disposition of Telecom's board was determinant for the increase of performance, promoting the increase of the employees' qualification in project planning, as well as the support to their engagement in the im-provements.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Citation
GOLDSTEIN, Marcelo. Implementação de rede de telefonia celular: integração de planos de projeto de alta complexidade. 2020. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.