Social STEAM Maker, do digital ao barro: tecnologia social, integrativa e prática para o ensino médio
Date
2020-06-19Author
Costa, Márcia Maria Arco e Flexa Ferreira da
Advisor
Martins, Mirian Celeste
Referee
Sperandio, Ana Maria Girotti
Referee
Hardagh, Claudia Coelho
Referee
Rodrigues, Míriam
Referee
Monteiro, Robinson Grangeiro
Metadata
Show full item recordAbstract
The objective of this thesis was to reflect on a conceptual and practical alternative for education in digital technological times that would serve the school and the market. For this reflection, the following questions were answered with a focus on High School: "Can an integrated, practical and carried out methodology with everyone be a differential for education in the technological age?"; "Does a methodology based on the concept of STEAM, under the bias of practical learning (Maker), solidary, critical and collaborative (Social), prove to be relevant for education?". The result was positive for both questions, corroborating the construction and validation of the Social STEAM Maker (SSM) concept. Answers were found that pointed to an accessible, integrated and practical education alternative under the axis of science, technology, engineering, arts and mathematics, justified by the importance of equipping schools, students and teachers to understand a teaching offered to all; Integrated with disciplines, themes and markets, within a global, accelerated and hyperconnected technological context that transforms lives, work and relationships. The research is inserted in the contemporary educational context of Brazil, and in the technological scope of the National Common Curricular Base. Methodologically cartographic, the research, in its dynamic action, made use of clay as an integrating resource and the construction of the Teles Educational Lathe, electric and digital (to model clay), as a product of the thesis. The concept of Social STEAM Maker was materialized and validated through connectable and modifiable steps based on three axes that positively confirmed the research questions. The first of theoretical reflection and conceptualization; the second of deepening the clay as a resource and building the lathe; the third, validation of the SSM concept, through dialogues, experiments, workshops and quantitative questionnaires in the public and private spheres and within different audiences. The theoretical foundation is based on reflections on social technology; in the STEAM premises of Georgette Yakman and in the concepts of the Maker Culture, having a general basis in the theses of education of Comenius. The research culminated in a solidary, digital and face-to-face exhibition, in which ceramic pieces made in the Teles Educational Lathe were purchased and the value of each piece was defined by the buyer and deposited directly to the CENA Mission, an institution that serves vulnerable people, in Cracolândia, in São Paulo, showing the possibility of an education with social, integrated and practical relevance. O objetivo desta tese foi refletir acerca de uma alternativa conceitual e prática para a educação em tempos tecnológicos digitais que atendesse a escola e o mercado. Para esta reflexão foram respondidas as seguintes questões com foco no Ensino Médio: “Uma metodologia integrada, prática e realizada com todos pode ser um diferencial para a educação na era tecnológica?”; “Uma metodologia baseada no conceito de STEAM, sob o viés do aprendizado prático (Maker), solidário, crítico e colaborativo (Social), mostra-se de fato relevante para a educação?”. O resultado foi positivo para ambas as questões, corroborando para a construção e validação do conceito Social STEAM Maker (SSM). Encontraram-se respostas que apontaram para uma alternativa de educação acessível, integrada e prática sob o eixo de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, justificada pela importância de equipar escolas, estudantes e professores para entender um ensino oferecido a todos; integrado às disciplinas, aos temas e mercados, dentro de um contexto tecnológico global, acelerado e hiperconectado que transforma a vida, o trabalho e os relacionamentos. A pesquisa está inserida no contexto educacional contemporâneo do Brasil, e no escopo tecnológico da Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente cartográfica, a pesquisa, em sua ação dinâmica, fez uso da argila como recurso integrador e a construção do Torno Educativo Teles, elétrico e digital (para modelar argila), como produto da tese. O conceito de Social STEAM Maker foi materializado e validado através de etapas conectáveis e modificáveis a partir de três eixos que confirmaram positivamente as indagações da pesquisa. O primeiro de reflexão teórica e conceituação; o segundo de aprofundamentos da argila, como recurso, e de construção do torno; o terceiro, de validação do conceito SSM, através de diálogos, experimentações, oficinas e questionários quantitativos nas esferas público e privada e diante de diferentes audiências. A fundamentação teórica encontra-se em reflexões acerca da tecnologia social; nas premissas de STEAM de Georgette Yakman e nos conceitos da Cultura Maker, tendo fundamentação geral nas teses de educação de Comenius. A pesquisa culminou em uma exposição solidária, digital e presencial, na qual peças de cerâmica feitas no Torno Educativo Teles foram adquiridas e o valor de cada peça foi definido pelo comprador e depositado diretamente para a Missão CENA, instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, na Cracolândia, em São Paulo, evidenciando a possibilidade de uma educação com relevância social, integrada e prática.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Citation
COSTA, Márcia Maria Arco e Flexa Ferreira da. Social STEAM Maker, do digital ao barro: tecnologia social, integrativa e prática para o ensino médio. 2020. 185 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.