Comunicação: uma abordagem sobre o ensino da língua portuguesa na educação profissional e tecnológica e a práxis docente

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2019-12-13
Autores
Souza, Eliza Silvana de
Orientador
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Demai, Fernanda Mello
Programa
Letras
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo geral discutir a práxis docente na ministração das aulas de Língua Portuguesa no cenário da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, três capítulos, todos eles conectados ao fazer do professor, são apresentados. O primeiro capítulo expõe o percurso da EPT no Brasil a partir do decreto do presidente Nilo Peçanha (1909) e, nessa direção, os levantamentos documentais e bibliográficos evidenciam uma mudança de paradigma da modalidade. O segundo capítulo traz os fundamentos da Comunicação Organizacional (KUNSCH, 2003, 2006, 2009), base para Comunicação Profissional (no contexto da presente pesquisa, também intitulada Linguagem Trabalho e Tecnologia e Língua Portuguesa para o Trabalho), unidade curricular nos cursos técnicos - profissionais. O terceiro capítulo, cerne desta pesquisa, propicia reflexões sobre a constituição curricular para o ensino da Comunicação Profissional no curso técnico em Recursos Humanos proposto pelo Centro Paula Souza. Nessa perspectiva, a unidade deve ser ministrada à luz dos documentos norteadores, demandas do atual cenário laboral e especificidades da sala de aula. Além de uma breve análise sobre a unidade curricular aqui evidenciada, apresentam-se dois estudos de caso de caráter quali-quantitativo, estes elaborados com a intenção de detalhar o perfil do 1º módulo do Técnico em Recursos Humanos, turma à qual as propostas didáticas foram direcionadas no 1º semestre do ano de 2019, e, o segundo levantamento - dirigido a colaboradores - tem o objetivo de diagnosticar as necessidades comunicativas contemporâneas nos contextos profissionais, realidade em que a tecnologia informacional provoca mudanças significativas na esfera da comunicação em geral, informações úteis para o professor que contribui para a formação que vai além dos muros da escola. Por último, apresentam-se propostas pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa para o Trabalho, atividades que celebram abordagens práticas (ANTUNES, 2003, 2005 e 2007), fomentam o ensino da língua para seu uso social e que buscam envolver o educando nas ações do estudar e do aprender.
Descrição
Palavras-chave
comunicação profissional , Educação Profissional e Tecnológica , ensino de língua portuguesa , práxis docente
Citação
SOUZA, Eliza Silvana de. Comunicação: uma abordagem sobre o ensino da língua portuguesa na educação profissional e tecnológica e a práxis docente. 2019. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.