Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2020-08-05
Autores
Alves, Carla Batista
Orientador
Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Brito, Regina Helena Pires de
Bispo, Silvana Alves da Silva
Programa
Letras
Resumo
Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar.
Descrição
Palavras-chave
práxis docente , estratégias de ensino , aprendizagem humanizadora , relato de experiência , educação básica , Paulo Freire
Citação
ALVES, Carla Batista. Aprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesa. 2020. 82 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.