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dc.creatorSantos, Lilian Clemente dos
dc.date.accessioned2020-04-18T20:21:54Z
dc.date.accessioned2020-12-07T15:07:02Z
dc.date.available2020-12-07T15:07:02Z
dc.date.issued2020-02-06
dc.identifier.citationSANTOS, Lilian Clemente dos. Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes. 2020. 41 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26483
dc.description.abstractConsidering what we have experienced into an educational environment, regarding learning difficulties, lack of concentration and behavioral problems, we decided as the theme for this study the Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD and its impacts on the learning process of children and adolescents, enrolled in schools of São Paulo. The medical records of the Interdisciplinary Neuropsychological, Behavioral and Clinical Assessment Protocol for children and adolescents with complaints of inattention and hyperactivity related to the Graduate Program of Developmental Disorders at Mackenzie Presbyterian University were analyzed. The aim of the study was to describe the main complaints from teachers and parents regarding learning disabilities in children with ADHD complaints. We analyzed 18 medical records of children and adolescents complaining of inattention and / or hyperactivity / impulsivity and school problems. As indexes of analysis were used the reports of parents in the Inventory of Behavior of Children and Adolescents from 6 to 18 years (CBCL / 6– 18) and teachers (TRF / 6-18), to evaluate the difficulties regarding of reading and writing was analyzed the School Achievement Test - TDE. The report of parents and teachers indicates many problems related to inattention. In the assessment of learning through reading and writing subtests in the TDE, we have observed that the results obtained based on normative standards correlating with the reports of teachers' complaints regarding school performance. It was possible to verify impacts of behavioral problems on the academic performance of the evaluated children and adolescents. This reinforces the need for continuing teacher education to understand the school needs of children with ADHD.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectCBCL/6-18por
dc.subjectTRF/6-18por
dc.subjectTDEpor
dc.subjectaprendizagem escolarpor
dc.titleCorrelações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)por
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoConsiderando o que vivenciamos em ambiente educacional, com relação às dificuldades de aprendizagem, falta de concentração e problemas de comportamento, decidimos como tema para esse estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e seus impactos na aprendizagem de crianças e adolescentes, matriculados em escola de São Paulo. Foram analisados os prontuários do Protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade do Programa de Pós-Graduação de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo do estudo foi descrever as principais a queixa dos professores e pais em relação às dificuldades de aprendizagem em crianças com queixas de TDAH. Foram analisados 18 prontuários de crianças e adolescentes com queixa de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade e problemas escolares. Como índices de análise foram utilizados os relatos dos pais no Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6–18) e dos professores (TRF/6-18), para avaliação das dificuldades com relação à leitura e escrita foi analisado o Teste de Desempenho Escolar – TDE. O relato de pais e professores, indica grande número de problemas relacionados à desatenção. Na avaliação da aprendizagem via subtestes de leitura e escrita no TDE, observamos que os resultados obtidos com base nos padrões normativos correlacionam-se com os relatos das queixas dos professores com relação ao desempenho escolar. Foi possível verificar impactos dos problemas comportamentais no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes avaliados. Desse modo, reforça-se a necessidade de formação continuada dos professores para compreender as necessidades escolares de crianças com TDAH.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272708870877664por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Miriam Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069953370349465por
dc.contributor.referee1Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323por
dc.contributor.referee2Lowenthal, Rosane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764252492071682por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4251/2/Lilian%20Clemente%20dos%20Santos.pdf
dc.keywordsADHDeng
dc.keywordsCBCL / 6-18eng
dc.keywordsTRF / 6-18eng
dc.keywordsTDEeng
dc.keywordsschool learningeng


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