Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2020-02-06
Autores
Santos, Lilian Clemente dos
Orientador
Ribeiro, Miriam Oliveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Lowenthal, Rosane
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Considerando o que vivenciamos em ambiente educacional, com relação às dificuldades de aprendizagem, falta de concentração e problemas de comportamento, decidimos como tema para esse estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e seus impactos na aprendizagem de crianças e adolescentes, matriculados em escola de São Paulo. Foram analisados os prontuários do Protocolo interdisciplinar de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para crianças e adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade do Programa de Pós-Graduação de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo do estudo foi descrever as principais a queixa dos professores e pais em relação às dificuldades de aprendizagem em crianças com queixas de TDAH. Foram analisados 18 prontuários de crianças e adolescentes com queixa de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade e problemas escolares. Como índices de análise foram utilizados os relatos dos pais no Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6–18) e dos professores (TRF/6-18), para avaliação das dificuldades com relação à leitura e escrita foi analisado o Teste de Desempenho Escolar – TDE. O relato de pais e professores, indica grande número de problemas relacionados à desatenção. Na avaliação da aprendizagem via subtestes de leitura e escrita no TDE, observamos que os resultados obtidos com base nos padrões normativos correlacionam-se com os relatos das queixas dos professores com relação ao desempenho escolar. Foi possível verificar impactos dos problemas comportamentais no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes avaliados. Desse modo, reforça-se a necessidade de formação continuada dos professores para compreender as necessidades escolares de crianças com TDAH.
Descrição
Palavras-chave
TDAH , CBCL/6-18 , TRF/6-18 , TDE , aprendizagem escolar
Citação
SANTOS, Lilian Clemente dos. Correlações entre a gravidade dos sintomas do TDAH e o desempenho escolar de crianças e adolescentes. 2020. 41 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.