A imagem da arquitetura no cinema e novas mídias: os espaços de Star Wars
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Zanella, Arthur Simon
Orientador
Villac, Maria Isabel
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rossi, Maria Cristina de Barros
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Em uma sociedade que tem a imagem e o conteúdo audiovisual cada vez mais significativos em si, entendeu-se premente a análise de como a narrativa audiovisual, através de seus diferentes meios de reprodução – principalmente o cinema - pode se tornar um meio dialético entre arquitetos e produtores audiovisuais no que se refere à interpretação, representação e criação de espacialidades. A partir do estudo da metodologia de outros autores que lidam com esse tema, conclui-se que para uma abordagem da interface entre arquitetura e narrativas audiovisuais a adoção de uma obra audiovisual como objeto de estudo é mais produtivo devido à variedade do conteúdo arquitetônico contido nesta e a gama de possibilidades interpretativas. Para tanto, considera-se a análise dos nove filmes em “live-action” (que não são produzidos inteiramente por computação gráfica) de Star Wars em um período de quarenta anos (1977 – 2017). Devido à extensão deste conjunto, serão selecionados alguns cenários mais relevantes e recorrentes para uma comparação mais definida. A interface, neste caso, ocorrerá por meio da compreensão das diversas interpretações de contextos urbanos e elementos arquitetônicos de nossa sociedade, (especialmente em arquétipos) que foram de alguma forma representados em planetas diversos nos filmes. Por meio do exame das transformações imagéticas e midiáticas da representação espacial, foi possível apontar como a narrativa audiovisual é uma ferramenta de representação arquitetônica que se aproxima mais da experiência real do usuário do que representações estáticas e fílmicas puramente documentais. As novas mídias serão trazidas como aporte a ideia de que há ressonâncias com o meio cinematográfico, além de se aproximarem ainda mais da espacialidade tradicional da arquitetura com o auxílio da interatividade e imersão. Ao se manter o mesmo objeto temático (Star Wars), as paridades e distinções tornam-se ainda mais claras. Por fim, serão avaliadas algumas obras e projetos arquitetônicos posteriores aos filmes que possam conter pistas de uma possível ressonância desse vasto repertório imagético das narrativas audiovisuais em que o universo de Star Wars contribui em grau relevante e em que os arquitetos estão inseridos.
Descrição
Palavras-chave
narrativa , audiovisual , cenografia , imersão , video-game
Assuntos Scopus
Citação
ZANELLA, Arthur Simon. A imagem da arquitetura no cinema e novas mídias: os espaços de Star Wars. 2019. 256 f. Dissertação (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019