O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais
Date
2016-02-16Author
Squaiella, Roberta Betania Ferreira
Advisor
Righi, Roberto
Referee
Bruna, Gilda Collet
Referee
Zahn, Carlos Eduardo
Metadata
Show full item recordAbstract
The aim of this dissertation is to identify the potencial and the needs of
institutional networks of higher distance education in Brazil, it is headquarters and the
poles of classroom support, focusing on physical infrastructure and technological
support aspects needed for the support and development of courses. To this end, it
is part of the study of the recent development of Brazilian higher distance education
and, in front of their enormous expansion in the past ten years. Factors that
contribute to their growth exponentially are highlited: 1) The changes occasioned by
the information and communication technologies (ICT); 2) Transformations in higher
education; and 3) New legislation, seeking quality standard. In the age of
cyberculture, there is a new form of relationships and interactions, which causes
disturbances in the relation with knowledge and encourage educational renovations.
Among these renovations, the greater integration of the use of technology in the
learning environment stands out, which changes the pedagogical assumptions and
reflects the need for new settings in the learning space. On the trends and prospects
of the use of information and communication technologies in Brazilian higher
education and the guidelines of applicable laws, the actual requirements of
educational demand are noted. O objetivo da presente dissertação é identificar as potencialidades e as
necessidades das redes institucionais de ensino superior a distância no Brasil, sua
sede e os polos de apoio presencial, concentrando-se nos aspectos de infraestrutura
física e de suportes tecnológicos necessários para o apoio e o desenvolvimento de
cursos. Para tal, parte-se do estudo sobre o desenvolvimento recente do ensino
superior brasileiro a distância e, diante da sua enorme expansão nos últimos dez
anos, destacam-se fatores que contribuem para o seu crescimento em exponencial:
1) As mudanças ocasionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC);
2) As transformações no ensino superior brasileiro; e 3) As novas legislações, que
buscam um padrão de qualidade. Na era da cibercultura há uma nova forma de
relações e de interações universais, que provocam perturbações na relação com o
saber e motivam as reformas educacionais. Dentre essas reformas, destaca-se a
maior integração do uso das tecnologias no ambiente de aprendizado, o que altera
as concepções pedagógicas e reflete na necessidade de novas configurações no
espaço de aprendizagem. Diante das tendências e perspectivas de uso das
tecnologias da informação e comunicação no ensino superior brasileiro e as
diretrizes das leis vigentes observam-se as reais exigências da demanda
educacional.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Citation
SQUAIELLA, Roberta Betania Ferreira. O desenvolvimento do ensino superior a distância no Brasil - diretrizes para o projeto dos edifícios e redes espaciais. 2016. 239 f. Dissertação( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .