Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
    • Dissertações
    • Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
    • Dissertações
    • Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    Aeroportos e desenvolvimento urbano e regional : modelos internacionais e exemplos locais na macrometrópole paulista

    Thumbnail
    View/Open
    Larissa Ferrer Branco1.pdf (18.00Mb)
    Date
    2013-07-26
    Author
    Branco, Larissa Ferrer
    Advisor
    Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
    Referee
    Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
    Referee
    Zioni, Silvana Maria
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Na atualidade Aeroportos vêm sendo compreendidos não mais como somente locais destinados ao fluxo de aeronaves, passageiros e cargas, passaram a assumir papéis mais complexos e relevantes face às novas demandas socioeconômicas, de agilidade, acessibilidade e conectividade induzidas pela modernização e suas repercussões na dinâmica das cidades e regiões onde estão inseridas. Os novos papéis e dimensões dos Aeroportos vem acarretando mudanças significativas na relação que estabelecem com seus entornos, Cidades e Regiões de influência, passando a demandar dos seus Operadores e dos Gestores das Cidades a capacidade de idealizar e viabilizar novos arranjos territoriais, políticas públicas urbanas mais eficientes, legislações urbanas e aeronáuticas que sejam capazes de harmonizar todos os atores e interesses impactados pela infraestrutura em diversas escalas (municipal, estadual, regional, federal e internacional). Considerando que os Aeroportos podem exercer potencial indutor de desenvolvimento urbano e regional, a presente dissertação percorre a análise de modelos internacionais de Desenvolvimento Urbano Centrado em Aeroportos, apontando suas principais características, fragilidades e potencialidades, abordando em particular manifestações espaciais tais como: Aeroporto-­‐Indústria, Aeroporto-­‐Cidade, Aerotrópolis e Corredor-­‐Aeroporto. No âmbito local, foram analisados exemplos brasileiros de três portes e vocações diferentes, localizados na Macrometrópole Paulista, com a finalidade de verificar o que dos exemplos internacionais se poderia aproveitar em benefício de uma gestão urbana e da infraestrutura mais sintonizada com a otimização do uso dos Aeroportos como elementos de indução e promoção de desenvolvimento urbano, social e econômico para as cidades e regiões onde estão instalados.
     
    Due to the increasing complexity and significance for the modern societies, Airports has become recognized by urban managers and citizens not only by its aeronautical role as an aircraft, passenger and cargo platforms, but specially by their unique ability to provide better and more efficient urban answers to several social and economic requests. This changes in the Airport roles has created strong moves on the urban planning and management, including the need for reshaping the relationship between them and its neighbors, cities and regions, requesting innovative approaches on the way their managers and the urban planners are having to deal with new land framing and allocation, innovative and more effective urban and aeronautical policies and regulation in order to conciliate different concerns coming from the several political and institutional scales (at the local, regional, national and international levels). Taking into account this new Airports roles and its ability to promote urban and regional development, this essay came trough some international Airport Centered Urban Development models, trying to point out the main features, weaknesses and strengths recognized in Airport-­‐Industry, Airport-­‐City, Aerotropolis and Airport-­‐Corridor concepts. At the local level, we took three different Brazilian examples (located at São Paulo's Macrometropolis), with different sizes and vocations, trying to point what could be taken in advantage from the international models to enhance the local examples, mainly at the urban and at the infrastructure management, in order to produce and to optimize the Airports as urban, social and economic development factor for the cities and regions where they are currently located.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
    Citation
    BRANCO, Larissa Ferrer. Aeroportos e desenvolvimento urbano e regional : modelos internacionais e exemplos locais na macrometrópole paulista. 2013. 316 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25947
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo - Dissertação – FAU Higienópolis [416]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace