dc.contributor.advisor | Bruna, Gilda Collet |
dc.contributor.author | Neumann, Helena Rodi |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T14:54:14Z |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T18:15:33Z |
dc.date.available | 2020-05-28T18:15:33Z |
dc.date.issued | 2017-08-01 |
dc.identifier.citation | NEUMANN, Helena Rodi. Projeto acústico para transtornos sensoriais. 2017. 462 f. Tese( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo . |
dc.identifier.uri | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25872 |
dc.description.abstract | A proposta desta tese é comprovar que é possível qualificar um espaço através de
projetos acústicos considerando as necessidades específicas dos usuários com
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Propõem-se primeiramente descrever
como se dá a percepção do espaço pelo Homem, e qual a influência do som neste
mecanismo. Em seguida, explica-se a razão da escolha do TEA como amostragem,
e apresenta-se como se manifestam os transtornos sensoriais relacionados ao som.
São aplicados questionários com responsáveis pelas crianças com TEA afim de
relacionar os sons do cotidiano que são mais irritantes ou atraentes. Segue-se com
explicações teóricas sobre acústica de salas voltadas para o ambiente escolar, e
apresenta-se tabelas das características acústicas de materiais tradicionais, para
acústica e dispositivos especiais. Como estudo de caso foram escolhidas quatro
salas, três no Colégio Paulicéia e uma no Laboratório TEA-Mack, ambos na cidade
de São Paulo, no Brasil. O desempenho acústico destas salas foi simulado no
software Audioborn, para a verificação da ocorrência de distorções sonoras e
medições de tempo de reverberação (TR). Para defender a tese apresenta-se por
fim os projetos para qualificar as salas estudadas, soluções gerais e específicas
considerando a forma de utilização, além de uma tabela com diretrizes gerais de
como projetar para pessoas com TEA. |
dc.description.abstract | The thesis purpose is to prove that it is possible to qualify a space through acoustic
projects considering the specific needs of users with Autism Spectrum Disorder
(ASD). It is firstly proposed to describe how the space perception by Man occurs, and
what is the sound influence in this mechanism. Next, the reason for the choice of
ASD as sampling is explained, and it is presented how sound-related sensory
disorders manifest themselves. Questionnaires are applied with those responsible for
children with ASD in order to relate everyday sounds that are more irritating or
attractive. Theoretical explanations on rooms acoustics geared towards the school
environment follows, and tables with acoustic characteristics of different types of
materials are presented (tradicional, for acoustics and special devices). As a case
study, four rooms were chosen, three in the Paulicea College and one in the TEAMack
Laboratory, both in the city of São Paulo, Brazil. The acoustic performance of
these rooms was simulated in the Audioborn software, to verify the occurrence of
sound distortions and reverberation time (RT) measurements. In order to defend the
thesis, finally there are the projects to qualify the rooms studied, general and specific
solutions considering the way of use, as well as a table with general guidelines on
how to design for people with ASD. |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.format | application/pdf |
dc.language | por |
dc.publisher | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.rights | Acesso Aberto |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
dc.subject | percepção ambiental |
dc.subject | desempenho sonoro |
dc.subject | transtorno do espectro do autismo |
dc.subject | projeto acústico especial |
dc.title | Projeto acústico para transtornos sensoriais |
dc.type | Tese |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTAL |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.contributor.advisor-co1 | Schwartzman, José Salomão |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1470693655000888 |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2128493899067688 |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2224937664018718 |
dc.thumbnail.url | http://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14836/Helena%20Rodi%20Neumann.pdf.jpg |
dc.keywords | environmental perception |
dc.keywords | sound performance |
dc.keywords | autism spectrum disorder |
dc.keywords | special acoustic project |
local.contributor.board1 | Pisani, Maria Augusta Justi |
local.contributor.board1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6763009040782062 |
local.contributor.board2 | Monteiro, Leonardo Marques |
local.contributor.board2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245881406584245 |
local.publisher.country | Brasil |
local.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
local.publisher.initials | UPM |
local.publisher.program | Arquitetura e Urbanismo |
local.contributor.board3 | Silva, Luis Octavio Pereira Lopes de Faria e |
local.contributor.board3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1819856357349357 |