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dc.creatorMoraes, Sandra Regina Casagrande dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:24:14Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:15:24Z
dc.date.available2014-04-28pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:15:24Z
dc.date.issued2013-12-09pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Sandra Regina Casagrande de. O arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011). 2013. 416 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25820
dc.description.abstractThe product presented by architects for the vertical residential real estate market in the XXI century in the city of São Paulo is the main target of this research which envisages the discussion of the transformation of architecture into an object of consumption by means of the strong marketing influence and the conversion of the role of the architect in the production process and definition of the real estate product, whose factors are related to less creative and more technical matters such as the rationalization of buildings, space optimization, the best use of the potential and the search for constructive financial results. This production is a major part of the architecture practice and the construction of cities, which is an important field of scope of the architect s action, often underexplored in the academic milieu. It also explores the architectural designs that were based on this market and converted the project in the product, which on the other hand, converted the lot on which the building is inserted in a real estate development, hence creating the rift between the external appearance (façade) with the body or the shape of the building, and introduced the formal-aesthetic element in the shaping of the real estate product in order to reproduce the lifestyle as a differentiated consumption and distinct social environment. All is directed towards the professionalization of the architect in a market that seeks architectural processes not only with aesthetic and functional solutions, but also involves solutions, results and both technological and financial viability. The vertical integration also stands out as a remarkable phenomenon in the city from the beginning of the XXI century which is responsible for drastic changes in the profile of the city.eng
dc.description.sponsorshippt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmercado imobiliáriopor
dc.subjectverticalizaçãopor
dc.subjectproduto imobiliáriopor
dc.subjectagente imobiliáriopor
dc.subjectmarketing imobiliáriopor
dc.subjectreal estate Marketeng
dc.subjectverticalizationeng
dc.subjectreal estate producteng
dc.subjectreal estate agenteeng
dc.subjectreal estate marketingeng
dc.titleO arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011)por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.description.resumoA produção dos arquitetos para o mercado imobiliário residencial vertical no século XXI na cidade de São Paulo é o alvo principal da presente pesquisa que ao longo do trabalho pretende discutir e demonstrar a transformação da arquitetura em simples objeto de consumo, em função da forte influência do marketing, com a consequente transformação do papel do arquiteto no processo de produção e definição do produto imobiliário, cujos fatores estão relacionados a questões menos criativas, e mais técnicas, tais como a racionalização das construções, a otimização dos espaços, o melhor aproveitamento dos potenciais construtivos e, em particular, a busca obsessiva pelo resultado financeiro, que, via de regra, não consulta todo o interesse do consumidor final. Na verdade, essa produção constitui grande parte da prática da arquitetura e da construção das cidades, que, afinal, é um importante campo de atuação do arquiteto, comumente pouco explorado no meio acadêmico. Também explora o fazer arquitetônico que, diante desse mercado transformou o projeto em simples produto, ao mesmo tempo em que transformou o lote onde está inserido o edifício em empreendimento imobiliário, que criou a ruptura entre a aparência externa (fachada) com o corpo ou a forma do edifício, e que introduziu o elemento estético-formal na formatação do produto imobiliário, de forma a reproduzir o estilo de vida como consumo diferenciado, ambiente social distinto. Desse modo, tudo se encaminha para a mera profissionalização do arquiteto em um mercado que busca uma arquitetura não só com soluções estéticas e funcionais, mas que envolva soluções, resultados e viabilização tanto tecnológica quanto financeira. A verticalização, por seu turno, também ganha destaque por ser um fenômeno marcante na cidade a partir do início do século XXI e, responsável por alterações drásticas no perfil da cidade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457264250083226por
dc.contributor.advisor1Perrone, Rafael Antonio Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627961063335220por
dc.contributor.referee1Florio, Wilsonpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2268543062941592por
dc.contributor.referee2Fonseca, Antônio Cláudio Pinto dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533836664608532por
dc.contributor.referee3Vargas, Heliana Cominpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0563684368871881por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2710/Sandra%20Regina%20Casagrande%20de%20Moraes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/478/1/Sandra%20Regina%20Casagrande%20de%20Moraes.pdf


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