O arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011)
Tipo
Tese
Data de publicação
2013-12-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Moraes, Sandra Regina Casagrande de
Orientador
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Florio, Wilson
Fonseca, Antônio Cláudio Pinto da
Vargas, Heliana Comin
Fonseca, Antônio Cláudio Pinto da
Vargas, Heliana Comin
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A produção dos arquitetos para o mercado imobiliário residencial vertical no
século XXI na cidade de São Paulo é o alvo principal da presente pesquisa que ao
longo do trabalho pretende discutir e demonstrar a transformação da arquitetura em
simples objeto de consumo, em função da forte influência do marketing, com a
consequente transformação do papel do arquiteto no processo de produção e
definição do produto imobiliário, cujos fatores estão relacionados a questões menos
criativas, e mais técnicas, tais como a racionalização das construções, a otimização
dos espaços, o melhor aproveitamento dos potenciais construtivos e, em particular, a
busca obsessiva pelo resultado financeiro, que, via de regra, não consulta todo o
interesse do consumidor final. Na verdade, essa produção constitui grande parte da
prática da arquitetura e da construção das cidades, que, afinal, é um importante
campo de atuação do arquiteto, comumente pouco explorado no meio acadêmico.
Também explora o fazer arquitetônico que, diante desse mercado transformou o
projeto em simples produto, ao mesmo tempo em que transformou o lote onde está
inserido o edifício em empreendimento imobiliário, que criou a ruptura entre a
aparência externa (fachada) com o corpo ou a forma do edifício, e que introduziu o
elemento estético-formal na formatação do produto imobiliário, de forma a reproduzir
o estilo de vida como consumo diferenciado, ambiente social distinto. Desse modo,
tudo se encaminha para a mera profissionalização do arquiteto em um mercado que
busca uma arquitetura não só com soluções estéticas e funcionais, mas que envolva
soluções, resultados e viabilização tanto tecnológica quanto financeira. A
verticalização, por seu turno, também ganha destaque por ser um fenômeno
marcante na cidade a partir do início do século XXI e, responsável por alterações
drásticas no perfil da cidade.
Descrição
Palavras-chave
mercado imobiliário , verticalização , produto imobiliário , agente imobiliário , marketing imobiliário , real estate Market , verticalization , real estate product , real estate agente , real estate marketing
Assuntos Scopus
Citação
MORAES, Sandra Regina Casagrande de. O arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade
de São Paulo no século XXI (2000-2011). 2013. 416 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.