O arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011)

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2013-12-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Moraes, Sandra Regina Casagrande de
Orientador
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Florio, Wilson
Fonseca, Antônio Cláudio Pinto da
Vargas, Heliana Comin
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A produção dos arquitetos para o mercado imobiliário residencial vertical no século XXI na cidade de São Paulo é o alvo principal da presente pesquisa que ao longo do trabalho pretende discutir e demonstrar a transformação da arquitetura em simples objeto de consumo, em função da forte influência do marketing, com a consequente transformação do papel do arquiteto no processo de produção e definição do produto imobiliário, cujos fatores estão relacionados a questões menos criativas, e mais técnicas, tais como a racionalização das construções, a otimização dos espaços, o melhor aproveitamento dos potenciais construtivos e, em particular, a busca obsessiva pelo resultado financeiro, que, via de regra, não consulta todo o interesse do consumidor final. Na verdade, essa produção constitui grande parte da prática da arquitetura e da construção das cidades, que, afinal, é um importante campo de atuação do arquiteto, comumente pouco explorado no meio acadêmico. Também explora o fazer arquitetônico que, diante desse mercado transformou o projeto em simples produto, ao mesmo tempo em que transformou o lote onde está inserido o edifício em empreendimento imobiliário, que criou a ruptura entre a aparência externa (fachada) com o corpo ou a forma do edifício, e que introduziu o elemento estético-formal na formatação do produto imobiliário, de forma a reproduzir o estilo de vida como consumo diferenciado, ambiente social distinto. Desse modo, tudo se encaminha para a mera profissionalização do arquiteto em um mercado que busca uma arquitetura não só com soluções estéticas e funcionais, mas que envolva soluções, resultados e viabilização tanto tecnológica quanto financeira. A verticalização, por seu turno, também ganha destaque por ser um fenômeno marcante na cidade a partir do início do século XXI e, responsável por alterações drásticas no perfil da cidade.
Descrição
Palavras-chave
mercado imobiliário , verticalização , produto imobiliário , agente imobiliário , marketing imobiliário , real estate Market , verticalization , real estate product , real estate agente , real estate marketing
Assuntos Scopus
Citação
MORAES, Sandra Regina Casagrande de. O arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011). 2013. 416 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.