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    Paulo Freire e a teologia da libertação: aproximações

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    Eduardo Simoes Martins.pdf (467.1Kb)
    Date
    2010-08-23
    Author
    Martins, Eduardo Simões
    Advisor
    Lopes, Edson Pereira
    Referee
    Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
    Referee
    Santos Neto, Elydio dos
    Metadata
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    Abstract
    Paulo Freire é um dos principais educadores brasileiros, mas, o que seus estudiosos mais enfatizam são suas preocupações pedagógicas. Entretanto, em seus escritos, percebem-se incidências significativas de uma terminologia teológica. Ainda que Freire não se identifique como teólogo, afirma ser alguém enfeitiçado pela teologia. Considera que as ideias que se têm, ocorrem sempre a partir das crenças pessoais. Portanto, em seu pensamente pedagógico, não vê problema em se manifestar como homem de fé e esperança, que luta pelo que acredita; mas, compreende que a religião pode funcionar como oposição à humanização, promovendo a determinação e o conformismo de homem, como empecilho à vocação para mudança. Paulo Freire afirma não ter se sentido tentado a deixar de ser ou deixar de existir; por causa disso, ainda não se considera um cólico completo. Freire declara-se um cristão apaixonado, identificando como cem por cento revolucionária, humana e libertadora e, portanto, engajada e utópica; defende uma pedagogia marcada, em muitos aspectos, pela teologia, embora sua preocupação principal seja com educação. A partir dessa perspectiva, e por ser, o campo religioso brasileiro, o foco da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, esta pesquisa explicitou, tendo como fundamento a Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança, que é possível encontrar princípios e elementos teológicos na pedagogia de Paulo Freire.
     
    Paulo Freire is a major Brazilian educator, and the scholars emphasize his pedagogical concerns. However being he an educator, it‟s possible to identify, on his writings, a significant impact of a theological terminology. Although Freire does not identifies himself as a theologian, he claims to be bewitched by theology. He considers that ones ideas results from self believes. So, according to him, there is no problem on being a believer expressing faith and hope, who fights on benefit of his own believes. On the other hand, he thinks religion as a possible obstruction to humanization, as a hindrance to human‟s vocation to self changes. Paulo Freire declares not been tempted to stop being or existing; for that reason he doesn‟t consider himself a complete colic. Freire asserts being an enthusiastic Christian, whose position he considers to be revolutionary, human and deliverer; so, an engaged and uthopic one. As a result, his pedagogy presents several theology influences, in spite of being himself an educator. From this perspective on, this research focus on the book The Pedagogy of the Oppressed Ones, The Pedagogy of Hope, under the hypothesis that it‟s possible to find out theological principles and elements on Paulo Freire pedagogy.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25554
    Collections
    • Ciências da Religião - Dissertação - CEFT Higienópolis [239]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
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