Paulo Freire e a teologia da libertação: aproximações
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-08-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martins, Eduardo Simões
Orientador
Lopes, Edson Pereira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Santos Neto, Elydio dos
Santos Neto, Elydio dos
Programa
Ciências da Religião
Resumo
Paulo Freire é um dos principais educadores brasileiros, mas, o que seus estudiosos mais enfatizam são suas preocupações pedagógicas. Entretanto, em seus escritos, percebem-se incidências significativas de uma terminologia teológica. Ainda que Freire não se identifique como teólogo, afirma ser alguém enfeitiçado pela teologia. Considera que as ideias que se têm, ocorrem sempre a partir das crenças pessoais. Portanto, em seu pensamente pedagógico, não vê problema em se manifestar como homem de fé e esperança, que luta pelo que acredita; mas, compreende que a religião pode funcionar como oposição à humanização, promovendo a determinação e o conformismo de homem, como empecilho à vocação para mudança. Paulo Freire afirma não ter se sentido tentado a deixar de ser ou deixar de existir; por causa disso, ainda não se considera um cólico completo. Freire declara-se um cristão apaixonado, identificando como cem por cento revolucionária, humana e libertadora e, portanto, engajada e utópica; defende uma pedagogia marcada, em muitos aspectos, pela teologia, embora sua preocupação principal seja com educação. A partir dessa perspectiva, e por ser, o campo religioso brasileiro, o foco da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, esta pesquisa explicitou, tendo como fundamento a Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança, que é possível encontrar princípios e elementos teológicos na pedagogia de Paulo Freire.
Descrição
Palavras-chave
educadores brasileiros , Paulo Freire , teologia , pedagogia , brazilian educators , Paulo Freire , theology , pedagogy