Show simple item record

dc.creatorCorrêa, Ivan de Azevedo Antunes
dc.date.accessioned2018-04-26T10:10:53Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:41Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:41Z
dc.date.issued2018-02-07
dc.identifier.citationCORRÊA, Ivan de Azevedo Antunes. Cadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulista. 2018. 297 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25518
dc.description.abstractThe present study intends to analyze the discourse of fourteen didactic materials used for the teaching of Portuguese Language and Literature in the state of São Paulo. The Cadernos developed for Elementary School II (6th to 9th grade) are called Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) and the Cadernos developed for High School (1st to 3rd grade) are called Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) and are directed to the respective cycles in two annual volumes. The Cadernos are a reference for the teaching of mother tongue and literature in the Basic Education of the State of São Paulo. The Cadernos were produced by professionals of the Coordenadoria Geral da Educação Básica (CGEB) in accordance with the guidelines of the Currículo Oficial do Estado de São Paulo and with the existing Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), in addition to being implemented by the São Paulo Faz Escola program of the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. At first, the Presentations of the Cadernos will be analyzed in the theoretical and methodological perspective of the discursive semiotics, which proposes an analysis of the course of generation of signification in three levels of the content plane of texts: fundamental level (more abstract, general), narrative level and discursive level (more complex and specific). Secondly, we will analyze the Situações de Aprendizagem (chapters of materials), in order to identify how the study of literature in the Cadernos occurs to try to identify how the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo intends to be Portuguese Language Teaching and of Literature in the schools of São Paulo. Thus, it was necessary to take into account that the Cadernos are considered important instruments for Public education in São Paulo besides being a political and ideological tool, and the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo is the controller of this product.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectanálise do discursopor
dc.subjectsemióticapor
dc.subjectmaterial didáticopor
dc.subjectcaderno do alunopor
dc.subjecteducação básica estadual paulistapor
dc.subjectensino de literaturapor
dc.titleCadernos do aluno: as estratégias discursivas no ensino de língua portuguesa e literatura da rede pública paulistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoO presente estudo pretende analisar o discurso de catorze materiais didáticos utilizados para o ensino de língua portuguesa e literatura na rede estadual de São Paulo. Os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são denominados Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (2014-2017) e os Cadernos desenvolvidos para o Ensino Médio (1ª a 3ª série) são conhecidos como Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa e Literatura (2014-2017) e são direcionados para os respectivos ciclos em dois volumes anuais. Os Cadernos são referência para o ensino de língua materna e literatura na Educação Básica do Estado de São Paulo, pois foram produzidos por profissionais da Equipe Curricular de Língua Portuguesa da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) em consonância com as diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e com os até então vigentes Parâmetros Curriculares Nacionais, além de terem sido implementados pelo Programa São Paulo Faz Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em primeiro momento, foram analisadas as Apresentações dos Cadernos na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa, que propõe análise do percurso de geração da significação em três níveis do plano do conteúdo dos textos: nível fundamental (mais abstrato, geral), nível narrativo e nível discursivo (mais complexo e específico). Em segundo momento, foram analisadas as Situações de Aprendizagem (capítulos dos materiais), com intuito de identificar como ocorre o estudo de literatura nos Cadernos e, a partir daí, como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende que seja o ensino de língua portuguesa e de literatura na rede pública de São Paulo. Desse modo, foi necessário levar em consideração que os Cadernos são instrumentos importantes para a Educação pública paulista além de serem ferramenta política e ideológica, sendo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a controladora desse produto.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0350757982284394por
dc.contributor.advisor1Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426por
dc.contributor.referee1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241por
dc.contributor.referee2Cortina, Arnaldo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620363368809340por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16359/Ivan%20de%20Azevedo%20Antunes%20Correa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3535/5/Ivan%20de%20Azevedo%20Antunes%20Correa.pdf
dc.keywordsdiscourse analysiseng
dc.keywordssemioticseng
dc.keywordscoursewareeng
dc.keywordscaderno do alunoeng
dc.keywordsbasic state education of São Pauloeng
dc.keywordsliterature teachingeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto