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dc.creatorZiliotto, Elizabeth Mariapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:57Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:27Z
dc.date.available2010-07-16pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:27Z
dc.date.issued2010-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25429
dc.description.abstractThis Master s dissertation is directly related to the context of my professional experience as an Educator at the Museum of the Portuguese Language MLP located in the Estação da Luz (train station), in the city of São Paulo. The MLP is, therefore, the object of this study. In this sense, I have defined this museum as a large and complex text that presents itself to be read by visitors. Its enunciators are the founders and organizers who conceived and implemented it: Roberto Marinho Foundation. The first readers of this text are the Educators who, in their professional activities, mediate the reading of such peculiar immaterial collection that has the Portuguese language as the theme of its text. The addressees, that is, the target audience of the reading mediated by the Educators, are teachers and students in the public education system. The reading project aims, then, to validate the efficacy/efficiency relation of the museum reading. In the present dissertation, I shall attempt to expose the different strategies used by the enunciator (Museum/Educator) to configure the theme in question the Portuguese language and present it as a collection on display. The study considers the notion of verbovisual language syncretism as a fundamental conception of text and an important mechanism of analysis that allows visitors to read, understand and interpret the senses produced by the diverse forms of communication used in the presentation of the museum collection. Peculiar characteristics of this text define a reading profile which is revealed through the text itself and through the strategies of the reading process of MLP s text.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguagempor
dc.subjectlínguapor
dc.subjecttextopor
dc.subjectenunciadopor
dc.subjectsincretismopor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectmuseupor
dc.subjecteducadorpor
dc.subjectlanguageeng
dc.subjectidiomeng
dc.subjecttexteng
dc.subjectenunciationeng
dc.subjectsyncretismeng
dc.subjectreadingeng
dc.subjectmuseumeng
dc.subjecteducatoreng
dc.titleA leitura do Museu da Língua Portuguesa à luz de uma concepção de textopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado está diretamente relacionada ao contexto de minha atuação profissional como Educadora do Museu da Língua Portuguesa MLP , situado na Estação da Luz, na cidade de São Paulo. O MLP é, portanto, o objeto deste estudo. Nesse sentido, o Museu foi definido por mim como um grande e complexo texto que se apresenta para a leitura dos visitantes. Os enunciadores são os fundadores e organizadores que conceberam e implantaram o Museu: Fundação Roberto Marinho. Os primeiros leitores desse texto são os Educadores que, em sua atividade de trabalho, realizam a mediação da leitura do peculiar acervo imaterial, que tem a língua portuguesa como tema desse texto. Os enunciatários, isto é, o público alvo da leitura mediada pelos Educadores são professores e estudantes da rede pública de ensino. O projeto de leitura pretende, pois, validar a relação de eficácia/eficiência da leitura museal. Nesta dissertação, procuro mostrar as diferentes estratégias usadas pelo enunciador (Museu/Educador) para configurar o tema abordado: a língua portuguesa e apresentá-lo como acervo em exposição. O estudo aqui realizado tem na noção de sincretismo da linguagem verbovisual uma fundamental concepção de texto e um importante mecanismo de análise que permite ler, compreender e interpretar os sentidos produzidos pelas várias linguagens utilizadas para apresentação do conteúdo museal. As características peculiares desse texto definem um perfil de leitura, revelado pelo próprio texto e pelas estratégias do processo de leitura do texto MLP.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4879347318358219por
dc.contributor.advisor1Hilgert, José Gastonpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4255785040813204por
dc.contributor.referee1Pinto, Elisa Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721por
dc.contributor.referee2Petter, Margarida Maria Taddonipt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339123288414104por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4551/Elizabeth%20Maria%20Ziliotto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2312/1/Elizabeth%20Maria%20Ziliotto.pdf


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