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dc.creatorZanini, Silvana Aparecida de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:35Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:13Z
dc.date.available2008-10-02pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:13Z
dc.date.issued2007-12-06pt_BR
dc.identifier.citationZANINI, Silvana Aparecida de Almeida. A singularidade do texto publicitário da cerveja Bohemia. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25352
dc.description.abstractIn this project, some advertising pieces of the beers Bohemia, Kaiser, Schincariol, Brahma, Skol, Primus and Santa Cerva have been analyzed in order to investigate the social class of people these beers are target at and how the messages interact with the consumer to persuade him to consume a determined product depending on the social class he belongs to. A verbal and non-verbal study was proceeded to prove the difference between the Bohemia advertising and the other beers. The analysis relies on the proposal of several scholars such as Bahktin, Barthes, Pierce, Halliday, Maingueneau, and Vestergaard among others. In this analysis the aim was to show as the Bohemia beer messages fix themselves in its superiority, marking itself for the setting in a target-public of people with a refined taste, who aren t influenced by the easy and rude appeals but who bear in mind the qualities, the tradition and the sophistication. In the selected pieces of these two groups the genre, the interaction between the enunciator and the enunciate, the language functions, the language figures were analyzed. After the analysis, several features that strongly differentiate the publicity nature of the two groups were distinguished. Firstly, Bohemia puts itself as a queen, the most perfect in every sense in its preparation, in its layout, always exalting its supremacy and the elegance of its consumer, investing in more subtle, discreet, with sober colors advertising pieces, which are directed to intelligent and cultured people who don t get satisfied with the trivial. The aim focused is the quality of the consumer. The other beers, resort to half-naked women, strong colors, easy pleasure atmosphere which persuades to the idea that everyone can and must drink the product the focus is clearly to achieve the mass of the beer consumers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcervejapor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subjectpeça publicitáriapor
dc.subjecttradiçãopor
dc.subjectsofisticaçãopor
dc.subjectmulherpor
dc.subjectpersuasãopor
dc.subjectbeereng
dc.subjectpublicityeng
dc.subjectadvertising pieceseng
dc.subjecttraditioneng
dc.subjectsophisticationeng
dc.subjectwomaneng
dc.subjectpersuasioneng
dc.titleA singularidade do texto publicitário da cerveja Bohemiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.resumoNesse trabalho procurou-se analisar algumas peças publicitárias das cervejas Bohemia, Kaiser, Schincariol, Brahma, Skol, Primus e Santa Cerva para investigar a que classe de pessoas essas cervejas são direcionadas e de que forma as mensagens interagem com o consumidor, a fim de persuadi-lo a consumir determinado produto, dependendo da classe social a que pertence. Procedeu-se a um estudo verbal e não-verbal, para comprovar a diferença entre a publicidade da Bohemia e a das outras cervejas. A análise apóia-se na proposta de vários estudiosos como Bahktin, Barthes, Peirce, Halliday, Maingueneau, Vestergaard, entre outros. Nessa análise objetivou-se mostrar como as mensagens da cerveja Bohemia se fixam na sua superioridade, marcando-se pela fixação em um público-alvo de pessoas de gosto apurado, que não se deixam levar por apelos fáceis e grosseiros, mas que levam em conta a qualidade, a tradição e a sofisticação. Nas peças selecionadas desses dois grupos de cerveja analisou-se o gênero, a interação entre enunciador e enunciatário, as funções da linguagem, as figuras de linguagem e outros recursos de valorização da linguagem. Após a análise, distinguiram-se vários traços que diferenciam marcadamente a natureza da publicidade dos dois grupos. Primeiramente, a Bohemia se coloca como a rainha, a mais perfeita em todos os sentidos seja no seu preparo, seja no seu layout sempre exaltando a sua supremacia e a elegância de seu consumidor, investindo em peças publicitárias mais sutis, discretas, com cores mais sóbrias, voltadas para pessoas inteligentes, cultas e que não se contentam com o banal. A meta em foco é a qualidade do público consumidor. As outras cervejas, apelando para mulheres seminuas, cores fortes, ambientes de prazer fácil, induzem à idéia de que todos podem e devem beber o produto. A meta em foco é nitidamente atingir a massa dos consumidores de cerveja.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2367762479627039por
dc.contributor.advisor1Neves, Maria Helena de Mourapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7763723797874715por
dc.contributor.referee1Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee2Gregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencisept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4995921934522390por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4217/Silvana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Zanini.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2223/1/Silvana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Zanini.pdf


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