Contos de Melissa: uma relação intersemiótica entre os contos de fadas tradicionais e o conto publicitário

View/ Open
Date
2012-10-25Author
Silva, Anne Talita Noronha
Advisor
Hilgert, José Gaston
Referee
Trevisan, Ana Lúcia
Referee
Pessôa, Luis Alexandre Grubits de Paula
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabajo, por hacer parte del ámbito de los estudios del lenguaje, dirige su interés al estudio del texto. Para eso, en primer lugar hace consideraciones sobre los conceptos de dialogismo e intertextualidad teniendo como referencias textos no verbales. Estos textos son piezas publicitarias de la campaña Cuentos de Melissa, de la empresa Grendene/Melissa, presentada en revistas femeninas cuando del lanzamiento de la colección primavera/verano en 2008. Las piezas publicitarias utilizadas resultaron de la adaptación de cuatro cuentos tradicionales que generalmente son presentados como textos verbales, es decir, por medio de palabras.
El estudio tiene como primer objetivo observar, basado en los fundamentos teóricos del dialogismo de Mikhail Bakhtin y también en estudios realizados por José Luiz Fiorin sobre ese concepto, como la intertextualidad se revela en la construcción de los textos de esa campaña, pues, por lo general, ese proceso sucede en la relación entre textos del mismo sistema semiótico, pero, en el caso de la campaña, la incorporación de elementos del texto-fuente, es decir, los cuentos tradicionales, sucede entre sistemas semióticos diferentes, o sea, ocurre un traducción inter-semiótica. Este trabalho, por fazer parte do âmbito dos estudos da linguagem, direciona seu interesse ao estudo do texto. Para tanto, primeiramente tece considerações sobre os conceitos de dialogismo e intertextualidade tendo como referência textos não verbais. Esses textos são peças publicitárias da campanha Contos de Melissa, da empresa Grendene/Melissa, veiculada em revistas femininas na ocasião do lançamento da coleção primavera/verão 2008. As peças publicitárias utilizadas resultaram da adaptação de quatro contos tradicionais que, geralmente, são apresentados como textos verbais, ou seja, por meio de palavras. O estudo tem por finalidade primeira observar, com base nos fundamentos teóricos do dialogismo de Mikhail Bakhtin e também em estudos realizados por José Luiz Fiorin sobre esse conceito, como a intertextualidade se revela na construção dos textos dessa campanha, pois, em geral, esse processo acontece na relação entre textos do mesmo sistema semiótico, porém, no caso da campanha, a incorporação de elementos do texto-fonte, no caso, os contos tradicionais, acontece entre sistemas semióticos diferentes, ou seja, ocorre uma tradução intersemiótica.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Citation
SILVA, Anne Talita Noronha. Contos de Melissa: uma relação intersemiótica entre os contos de fadas tradicionais e o conto publicitário. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A bruxa nos contos de fadas
Trindade, Nancy Rabello de Barros (Universidade Presbiteriana MackenzieBREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da Cultura, 2008-06-26)This paper´s objective is to focus on the witch of the fairy tales - more specifically on they way witches are perceived by adults and children. In order to better understand and develop this theme, it seeks background on ... -
Telenovela & conto: um encontro nos capítulos
Araújo, Luís Fernando Ferreira de (Universidade Presbiteriana MackenzieBREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da Cultura, 2006-11-30)Over the last three decades, the soap opera became a landmark in the history of television and culture of our country. It was not by unanimity, but the soap opera is so inserted in the context of our way of living that it ... -
Eu conto, tu contas... histórias para quem tem história: contribuições para a aprendizagem na EJA
Pinto, Maria Lídia de Moraes (Universidade Presbiteriana MackenzieBREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da Cultura, 2012-03-06)A pesquisa Eu conto, tu contas... Histórias para quem tem história foi desenvolvida com educandos e professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos. De natureza qualitativa, a pesquisa procurou verificar quais as ...