Letramento digital: caminhos para o trabalho com leitura
Date
2019-08-16Author
Costa, Victor Matheus Victorino da
Advisor
Bastos , Neusa Maria Oliveira Barbosa
Referee
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Referee
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Referee
Arakaki, Nancy Aparecida
Referee
Casagrande, Nancy dos Santos
Metadata
Show full item recordAbstract
Temos como tema desta tese a leitura e o letramento num contexto de mídias
digitais. Reportamos nossos estudos a teóricos sobre alfabetização (cf. Ferreiro
2014, 2017a, 2017b), letramento (Soares, 2011, 2012) e leitura (Kleiman, 2006)
tradicionalmente entendidos. Refletimos sobre as implicações pedagógicas para a
formação de leitores, incluindo pesquisas sobre letramento digital (Gillen & Barton,
2010) e novas tecnologias. No relato de experiência, caracterizamos as atividades
desenvolvidas no contexto do Ensino Médio, o estudo de texto, a internet e a rede
social utilizadas. Retomamos as propostas teóricas sobre o contexto, para embasar
a análise do corpus, constituído de textos multimodais retirados do Facebook. Ao
final, incluímos uma sugestão de atividade em sala de aula levando em conta as
concepções seguidas ao longo do trabalho, nomeadamente as atividades cognitivas
e o papel do contexto para a compreensão dos elementos multimodais presentes
nos textos e a mobilização coletiva no processo de leitura. Concluímos observando
que os textos multimodais na internet proporcionam atividades significativas, ao
trabalharmos com múltiplos interlocutores e múltiplas linguagens contextualmente
situadas. The theme of this thesis deals with reading and literacy in a digital media context.
Theoretical studies about reading and literacy (cf. Ferreiro 2014, 2017a, 2017b;
Soares, 2011, 2012) are reported, in a tradicional view. It is reflected briefly on the
pedagogical implication upon the reader development (Kleiman, 2006), including
researches in Digital Literacy (Gillen & Barton, 2010) and new technologies. In
respect to the study of text, the theoretical proposes about context are revised, in
order to base the corpus analysis, which is formed by multimodal texts selected from
Facebook. In the experiment report, the worked examples of activities are
characterized. In the end, it is included a class exercise suggestion, taking in account
the conceptions followed in this research, namely the cognitive activities and the
relevance of context to the text comprehension of its multimodal elements, and the
collective mobilization in the reading process. It is concluded that multimodal texts in
the internet provide significative activities, because multiple interlocutors and multiple
languages work together in a situated context.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Citation
COSTA, Victor Matheus Victorino da. Letramento digital: caminhos para o trabalho com leitura. 2019. 81 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.