Monteiro Lobato entre a literatura e o marketing: uma análise das ações mercadológicas e publicitárias no Sacy Perêrê

View/ Open
Date
2017-08-01Author
Martins, Rogério Aparecido
Advisor
Lajolo, Marisa Philbert
Referee
Martins, Valéria Bussola
Referee
Silva, Maurício Conrado Moreira da
Referee
Prado, Amaya Obata Moriño de Almeida
Referee
Albieri, Thais de Mattos
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese de doutorado busca analisar as relações entre literatura e o marketing,
envolvendo a comunicação publicitária, a partir do processo de lançamento do
livro “O Sacy Perêrê: resultado de um inquérito”, obra organizada por Monteiro
Lobato e publicada em 1918.
O trabalho busca evidenciar as relações que escritores tiveram e tem com o
campo da comunicação social apontando que Monteiro Lobato foi um dos
empreendedores pioneiros das atividades de marketing e comunicação
publicitária no país.
Relacionando conceitos da Publicidade e Propaganda e das teorias do
Marketing, o trabalho propõe refletir que mesmo antes dos conceitos sobre o
funcionamento dos mercados, que surgiram em meados do século XX, Monteiro
Lobato criou ações que incorporavam todos o processo de desenvolvimento de
um produto, assim como, sua divulgação publicitária.
As conclusões do trabalho dizem respeito ao fato de que a atuação hibrida de
Monteiro Lobato, como escritor e como profissional da comunicação,
influenciaram definitivamente sobre a entrada e atual permanência da figura do
Saci como personagem literário, mas que passa a alcançar outras linguagens. This doctoral thesis seeks to analyze the relationship between literature and
marketing, involving advertising communication, from the process of launching
the book "The Sacy Perêrê: result of an inquiry", a work organized by Monteiro
Lobato and published in 1918.
The work seeks to highlight the relationships that writers have had and has with
the field of social communication pointing out that Monteiro Lobato was one of
the pioneer entrepreneurs of the activities of marketing advertising
communication in the country.
Monteiro Lobato created a series of actions that incorporated all the processes
of development of a product, including the development of a product, which, in
the mid-twentieth century, As well as its disclosure.
The conclusions of the work are related to the fact that the hybrid performance of
Monteiro Lobato, as a writer and as a communication professional, definitely
influenced the entrance and current permanence of the figure of Saci as a literary
character, but that it reaches other languages.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Citation
MARTINS, Rogério Aparecido. Monteiro Lobato entre a literatura e o marketing: uma análise das ações mercadológicas e publicitárias no Sacy Perêrê. 2017. 169 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .