Monteiro Lobato entre a literatura e o marketing: uma análise das ações mercadológicas e publicitárias no Sacy Perêrê

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2017-08-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martins, Rogério Aparecido
Orientador
Lajolo, Marisa Philbert
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Valéria Bussola
Silva, Maurício Conrado Moreira da
Prado, Amaya Obata Moriño de Almeida
Albieri, Thais de Mattos
Programa
Letras
Resumo
Esta tese de doutorado busca analisar as relações entre literatura e o marketing, envolvendo a comunicação publicitária, a partir do processo de lançamento do livro “O Sacy Perêrê: resultado de um inquérito”, obra organizada por Monteiro Lobato e publicada em 1918. O trabalho busca evidenciar as relações que escritores tiveram e tem com o campo da comunicação social apontando que Monteiro Lobato foi um dos empreendedores pioneiros das atividades de marketing e comunicação publicitária no país. Relacionando conceitos da Publicidade e Propaganda e das teorias do Marketing, o trabalho propõe refletir que mesmo antes dos conceitos sobre o funcionamento dos mercados, que surgiram em meados do século XX, Monteiro Lobato criou ações que incorporavam todos o processo de desenvolvimento de um produto, assim como, sua divulgação publicitária. As conclusões do trabalho dizem respeito ao fato de que a atuação hibrida de Monteiro Lobato, como escritor e como profissional da comunicação, influenciaram definitivamente sobre a entrada e atual permanência da figura do Saci como personagem literário, mas que passa a alcançar outras linguagens.
Descrição
Palavras-chave
Lobato, Monteiro , literatura , publicidade e propaganda; marketing. , marketing
Assuntos Scopus
Citação
MARTINS, Rogério Aparecido. Monteiro Lobato entre a literatura e o marketing: uma análise das ações mercadológicas e publicitárias no Sacy Perêrê. 2017. 169 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .