Show simple item record

dc.contributor.advisorVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.authorCampos, Flavio Rodrigues
dc.date.accessioned2016-03-15T19:47:42Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:07Z
dc.date.available2009-09-11
dc.date.available2020-05-28T18:12:07Z
dc.date.issued2009-02-20
dc.identifier.citationCAMPOS, Flavio Rodrigues. Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert: a prática educativa e as tecnologias digitais de informação e comunicação. 2009. 183 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25126
dc.description.abstractOur work rises from a preoccupation in deepening discussion and reflection about Paulo Freire and Seymour Papert discourse about the uses of digital information and communication Technologies in educational practices and aims to analyze the implications of those discourses to the changes of discourses practices and social practices in which those discourses are included as well as their importance to education. From bibliographic research, it sought to explain some concepts defended by each author, as well as discuss the concepts of ideology, language and curriculum that are fundamental for the comprehension to our research. The methodology used in this sought to relate the concepts above with the discourse analysis of the recorded dialogue entitled The future of School , in which Paulo Freire and Seymour Papert argued about. In practice, we did a discourse analysis based on the theory of Norman Fairclough (2001), which considers the discourse in three dimensions: text, discursive practice and social practice. The analysis discussed and reflected about textual and social aspects insert in the discourse of Paulo Freire and Seymour Papert, which can imply (or not) changes in social and discursive practice of educators and professionals of education. The thesis presented here upheld is that discursive analysis can contribute to extend our comprehension about the influence of Paulo Freire and Seymour Papert discourses to educative practice of education professionals related to the uses of digital information and communication technologies.
dc.description.abstractNosso trabalho nasce da preocupação em discutir e refletir sobre o discurso de Paulo Freire e Seymour Papert em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas educativas, buscando analisar as implicações desses discursos para as mudanças nas práticas discursivas e nas práticas sociais nas quais esses discursos estão inseridos, bem como sua importância para a educação. Partindo da bibliografia pesquisada, buscou-se mapear e explicitar alguns conceitos defendidos na teoria de cada autor, assim como destacar os conceitos de ideologia, linguagem e currículo, que são fundamentais na compreensão desta pesquisa. A metodologia utilizada neste trabalho procurou relacionar os conceitos citados acima com a análise de discurso textualmente orientada do diálogo gravado intitulado O futuro da escola , em que Paulo Freire e Seymour Papert debatem sobre o assunto. Na prática, fizemos uma análise do discurso baseada na teoria de Norman Fairclough (2001), que considera o discurso em três dimensões: texto, prática discursiva e prática social. A análise propriamente dita procurou discutir e refletir sobre os aspectos textuais e sociais inseridos no discurso de Paulo Freire e Seymour Papert, que poderão implicar (ou não) em mudanças nas práticas discursivas e sociais de educadores e profissionais da educação. A tese apresentada defende que a análise discursiva pode contribuir para ampliarmos nossa compreensão sobre a influência dos discursos de Paulo Freire e Seymour Papert para a prática educativa dos profissionais da educação, em relação às tecnologias digitais de informação e comunicação.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpráticas educativas
dc.subjectensino-aprendizagem
dc.subjecttecnologia na educação
dc.subjectanálise de discurso
dc.subjectdiálogo
dc.subjecteducative practice
dc.subjectteaching and learning
dc.subjecttechnology in education
dc.subjectdiscourse analysis
dc.subjectdialogue
dc.titleDiálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert: a prática educativa e as tecnologias digitais de informação e comunicação
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822519463812833
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4601/Flavio%20Rodrigues%20Campos.pdf.jpg
local.contributor.board1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241
local.contributor.board2Azevedo, Wilton Luiz de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentLetras
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras
local.contributor.board3Pereira, Andréa da Silva
local.contributor.board4Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record