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dc.creatorValle, Carmen Lúcia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:47:31Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:04Z
dc.date.available2014-04-05pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:12:04Z
dc.date.issued2014-02-11pt_BR
dc.identifier.citationVALLE, Carmen Lúcia Bueno. Pedagogia para as desigualdades: um caminho para a escola cidadã. 2014. 202 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25109
dc.description.abstractThis thesis intends to develop assumptions of a pedagogy that takes into account in addition to the development of a communicative skills in all pupils indiscriminately the unveiling of the other by means of a social, linguistic and contextual knowledge exchange among public and private schools pupils, with a view at developing a social ability enough to promote transformative actions in society. Apart from this, one understands that pedagogy for inequalities, as proposed in this investigation, is a path to the citizen school, in line with the education purposes provided in legislative dictates. One seeks to reveal that the school has been failing in this point, from the comparative and qualitative analysis of a corpus comprising texts by 1st year High School pupils of both school levels located in extremely opposite social environments. The analysis of these textual productions is carried out in two stages. The first is the appreciation of the communicative skills developed by these pupils subsequent to eight years of schooling, comparing the teaching and learning differences in the linguistic education in the two educational settings. The second stage deals with observation of social ability of each group of pupils, taking that this should be the responsibility of any school that purports to be a citizen school. By analyzing the referred corpus, one presumes that the exercise of citizenship will only take place if schools develop these two capabilities. Through this set of expertise, the individual will be able to assure his right to be heard, communicating to the other , different from the self , his reading of the world. One supports the idea that the right to be heard implies a linguistic knowledge that is appropriate to communication in every situation. By means of social savvy, which one believes is learned particularly by the less privileged the right to have a chance , avoiding the spread of inequalities. This research was based on theoretical premises by Paulo Freire, in potential, and other theories of education sociology and linguistic education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpedagogiapor
dc.subjectdesigualdadepor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjectcompetência comunicativapor
dc.subjectcompetência socialpor
dc.subjecteducação linguísticapor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectinequalityeng
dc.subjectcitizenshipeng
dc.subjectcommunicative skillseng
dc.subjectsocial abilityeng
dc.subjectlinguistic educationeng
dc.titlePedagogia para as desigualdades: um caminho para a escola cidadãpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoEsta tese pretende desenvolver pressupostos de uma pedagogia que contemple - além do desenvolvimento de uma competência comunicativa a todos os alunos, indistintamente - o desvelamento do outro por meio de uma troca de saberes sociais, linguísticos e contextuais entre alunos de escola pública e privada, a fim de desenvolver uma competência social suficiente à promoção de ações transformadoras da sociedade. Afora isso, entende-se que uma pedagogia para as desigualdades, conforme proposto nesta investigação, seja um caminho à escola cidadã, conforme os fins da educação previstos nos ditames legislativos. Busca-se constatar que a escola tem falhado nessa questão, a partir da análise comparativa e qualitativa de um corpus constituído por textos de alunos, do 1º ano de ensino médio, das duas esferas escolares; localizadas em espaços sociais extremamente opostos. A análise dessas produções textuais realiza-se em dois momentos. O primeiro é a apreciação da competência comunicativa desenvolvida nesses alunos, após oito anos de escolaridade, cotejando as diferenças de ensino e aprendizagem na educação linguística das duas instâncias educacionais. O segundo momento ocupa-se da observação da competência social de cada grupo de alunos; entendendo ser essa uma responsabilidade da escola que se pretende cidadã. Por meio da análise do referido corpus, conjetura-se que o exercício da cidadania só será efetivado se desenvolvidas essas duas competências pela escola. Por meio desse conjunto de aptidões, o indivíduo poderá garantir o seu direito de voz , comunicando ao outro , diferente do eu , sua leitura do mundo. Defende-se que o direito à voz implica um conhecimento linguístico adequado à comunicação em todas as situações. Por meio da competência social, crê-se que se instala - em especial, aos menos favorecidos - o direito a ter vez , evitando a reprodução das desigualdades. Esta pesquisa fundamentou-se em pressupostos teóricos de Paulo Freire, em potencial, e em outros teóricos da sociologia da educação e da educação linguística.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9896921100932683por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee1Iannone, Leila Rentroiapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361387890676157por
dc.contributor.referee2Bridi, Marlise Vazpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939por
dc.contributor.referee3Casagrande, Nancy dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.contributor.referee4Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4571/Carmen%20Lucia%20Bueno%20Valle.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2342/1/Carmen%20Lucia%20Bueno%20Valle.pdf


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