Educação profissional para jovens: um estudo baseado no egresso do programa de aprendizagem do Senac Jundiaí
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-08-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferraz, Luciany Oliveira
Orientador
Souza Neto , João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este estudo tem o objetivo de identificar as apropriações constituídas a partir das experiências de aprendizagem dos egressos do Programa de Aprendizagem no SENAC Jundiaí, orientando-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na trajetória de vida dos egressos entrevistados. Esta pesquisa integra-se ao grupo de estudos em Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, evidenciando o interesse em pesquisar um programa social de grande representatividade nacional para a juventude. Em um país onde os jovens pertencem a uma parcela da população com maiores riscos de vulnerabilidade social marcados pelo desemprego, baixa escolaridade e violência, cria-se a necessidade de uma reflexão a respeito das políticas públicas de proteção e amparo deste público, sendo que nesta pesquisa concentramos nossas discussões nas políticas que envolvem a educação para o trabalho focando especificamente na lei da aprendizagem nº 097/2000, discutindo suas diretrizes legais, abordagens pedagógicas, aderência no mercado de trabalho e a visão dos egressos desta aprendizagem. Para compreender como os egressos apropriam-se e internalizaram os conhecimentos dessa experiência de aprendizagem, aplicamos várias etapas de aproximação com o sujeito, coletando dados de forma online e presencial, na pesquisa de campo realizamos entrevistas juntos a unidade do SENAC Jundiaí, no Centro de Memória do SENAC SP e com os egressos, toda essa coleta de dados gerou informações importantes para a interpretação de fatos históricos, sociais e econômicos deste programa social, consolidando a participação voluntária de 50 egressos do Programa de Aprendizagem do SENAC Jundiaí, 01 gestora do SENAC Jundiaí e 02 funcionários do Centro de Memória do Senac SP
Descrição
Palavras-chave
jovem aprendiz , trabalho , educação , apropriação
Assuntos Scopus
Citação
FERRAZ, Luciany Oliveira. Educação profissional para jovens: um estudo baseado no egresso do programa de aprendizagem do Senac Jundiaí. 147 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.