Educação profissional para jovens: um estudo baseado no egresso do programa de aprendizagem do Senac Jundiaí

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2019-08-13
Autores
Ferraz, Luciany Oliveira
Orientador
Souza Neto , João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este estudo tem o objetivo de identificar as apropriações constituídas a partir das experiências de aprendizagem dos egressos do Programa de Aprendizagem no SENAC Jundiaí, orientando-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na trajetória de vida dos egressos entrevistados. Esta pesquisa integra-se ao grupo de estudos em Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, evidenciando o interesse em pesquisar um programa social de grande representatividade nacional para a juventude. Em um país onde os jovens pertencem a uma parcela da população com maiores riscos de vulnerabilidade social marcados pelo desemprego, baixa escolaridade e violência, cria-se a necessidade de uma reflexão a respeito das políticas públicas de proteção e amparo deste público, sendo que nesta pesquisa concentramos nossas discussões nas políticas que envolvem a educação para o trabalho focando especificamente na lei da aprendizagem nº 097/2000, discutindo suas diretrizes legais, abordagens pedagógicas, aderência no mercado de trabalho e a visão dos egressos desta aprendizagem. Para compreender como os egressos apropriam-se e internalizaram os conhecimentos dessa experiência de aprendizagem, aplicamos várias etapas de aproximação com o sujeito, coletando dados de forma online e presencial, na pesquisa de campo realizamos entrevistas juntos a unidade do SENAC Jundiaí, no Centro de Memória do SENAC SP e com os egressos, toda essa coleta de dados gerou informações importantes para a interpretação de fatos históricos, sociais e econômicos deste programa social, consolidando a participação voluntária de 50 egressos do Programa de Aprendizagem do SENAC Jundiaí, 01 gestora do SENAC Jundiaí e 02 funcionários do Centro de Memória do Senac SP
Descrição
Palavras-chave
jovem aprendiz , trabalho , educação , apropriação
Citação
FERRAZ, Luciany Oliveira. Educação profissional para jovens: um estudo baseado no egresso do programa de aprendizagem do Senac Jundiaí. 147 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.