Comenius, construindo ética e cidadania na escola confessional do século XXI
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-12-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Marcio José
Orientador
Vieira, Marili Moreira da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mendes, Marcel
Rega, Lourenço Stelio
Rega, Lourenço Stelio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo analisar a Educação confessional cristã no Brasil, orientada pela cosmovisão ou visão teísta de mundo presente nas escolas de orientação protestante sob a luz da obra de Comenius, educador que escreveu Didática Magna no século XVII. A proposta é analisar os princípios da pedagogia comeniana, como estes se entrelaçam com o projeto educacional cristão no século XXI, buscando compreender como tais escolas contribuem de modo significativo para formação ética e cidadã de seus alunos à base de seus projetos educacionais orientados pelos valores morais e éticos cristãos contidos na Bíblia. Faz-se uma análise sobre o papel do docente da escola confessional cristã, do seu currículo e como este pode ser organizado e porque estas escolas precisam trabalhar sob a perspectiva e Educação integral do ser humano, visando desenvolver as múltiplas potencialidades humanas sob a ótica do intelecto, raciocínio crítico e capacidade de ação para transformação social, possibilitando a ação ética e cidadã. Verifica-se que este projeto educacional colabora para incutir nos alunos qualidades importantes, tais como honestidade, confiabilidade, lealdade e adaptabilidade que lhes confere vantagens na convivência familiar, social e no mundo do trabalho, atingindo os objetivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional vigente. Evidencia-se a importância dos valores morais e éticos na formação humana como elemento essencial para constituição do cidadão e para conscientização deste quanto às suas escolhas.
Descrição
Palavras-chave
Comenius , ética , cidadania , educação confessional reformada
Assuntos Scopus
Citação
Silva, Marcio José. Comenius, construindo ética e cidadania na escola confessional do século XXI. 2018. 71 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.