Show simple item record

dc.contributor.advisorMizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorSantos, Mariana Guerino da Silva
dc.date.accessioned2018-05-21T13:33:13Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:35Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:35Z
dc.date.issued2018-03-23
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Guerino da Silva. O caso Chico Cardoso: teatro na escola e desenvolvimento profissional da docência. 2018. 175 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25048
dc.description.abstractComo o professor fundamenta a ação docente e avalia os resultados do processo ao trabalhar com teatro na escola? Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória docente de Francisco dos Santos Cardoso; busca dar visibilidade ao caso de um professor que é feliz na profissão, atuando na escola pública por opção e que vem encontrando meios de desenvolver um bom trabalho dentro das condições que lhes são oferecidas. Pesquisa de natureza qualitativa, o tema é teatro na educação básica. Procura, dentre outros objetivos específicos, analisar a prática de Francisco na Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, verificando como ensina e como aprendeu a ensinar teatro. Fundamenta-se teoricamente em Lee. S. Shulman, Linda Darling Hammond, Antônio Nóvoa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Ricardo Japiassú, Jorge Larrosa, Fernando Peixoto, Margot Berthold, Alexandre Mate, Cláudia Valentina Assumpção Galian, Elba Siqueira de Sá Barretto e Kátia Regina de Sá, Paulo Romualdo Hernandes, Maria Cristina Celbusky, Fanny Abramovich, Yan Michalski, Carminda Mendes André e Agnaldo Aparecido Geremias. Metodologicamente, apresenta uma narrativa com base em estudo de caso. Para isso, respalda-se nos dados coletados por meio de entrevista com 37 questões semiestruturadas realizadas com o professor, questionários entregues aos alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Carlos Maximiliano Pereira dos Santos que participaram da disciplina eletiva “Teatrando” durante o ano letivo de 2017 e registros em diário de campo sobre como esses encontros aconteceram. Os resultados obtidos permitem afirmar que é possível promover um ensino de teatro de qualidade na escola pública dissociado à disciplina de Arte e que não há apenas uma forma de se fazer teatro na escola; o professor aprende ao ensinar por meio de reflexões sobre sua prática; a base para ensinar, na qual o pensamento do professor é o elemento central do ensino, é constituída por vários tipos de conhecimento.
dc.description.abstractHow does the teacher base the teaching action and evaluate the results of the process when working with theater in the school? This study aims to analyze the teaching trajectory of Francisco dos Santos Cardoso; seeks to give visibility to the case of a teacher who is happy in the profession, acting in the public school by choice and who has been finding ways to develop a good job under the conditions that are offered to them. Research of qualitative nature, its theme is theater in basic education. It seeks, among other specific objectives, to analyze the practice of Francisco in the State School of Integral Education Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, verifying how he teaches and how he learned to teach theater. It is theoretically based on Lee S. Shulman, Linda Darling Hammond, Antônio Nóvoa, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Ricardo Japiassú, Jorge Larrosa, Fernando Peixoto, Margot Berthold, Alexandre Mate, Claudia Valentina Assumpção Galian, Elba Siqueira de Sá Barretto and Kátia Regina de Sá, Paulo Romualdo Hernandes, Maria Cristina Celbusky, Fanny Abramovich, Yan Michalski, Carminda Mendes André and Agnaldo Aparecido Geremias. Methodologically, it presents a narrative based on a case study. To this end, it is supported by the data collected through an interview with 37 semistructured questions made with the teacher, questionnaires delivered to the students of the State School of Integral Education Carlos Maximiliano Pereira dos Santos who participated in the elective course "Teatrando" during the school year of 2017 and field diary records on how these encounters took place. The results obtained allow to affirm that it is possible to promote a quality theater teaching in the public school dissociated to the discipline of Art and that there is not only one way of doing theater in the school; the teacher learns by teaching through reflections on his practice; the basis for teaching, in which teacher thinking is the central element of teaching, is made up of various types of knowledge.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectteatro na escola
dc.subjecteducação básica
dc.subjectformação de professores
dc.titleO caso Chico Cardoso: teatro na escola e desenvolvimento profissional da docência
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010709609329668
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16621/Mariana%20Guerino%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpg
dc.keywordstheater in the school
dc.keywordsbasic education
dc.keywordsteacher training
local.contributor.board1Souza Neto, João Clemente de
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200985522734291
local.contributor.board2Aparício, Ana Silvia Moço
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495340055635407
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto