Show simple item record

dc.creatorMartins, Leandro Wendel
dc.date.accessioned2018-04-16T19:27:38Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:34Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:34Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.identifier.citationMARTINS, Leandro Wendel. Formação de coordenadores pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais: percepções e significados. 2018. [178] f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25041
dc.description.abstractThe research insert itself on the research line of the Educator's Formation for Interdisciplinarity Master's Program: Education, Art and History of Culture from Universidade Presbiteriana Mackenzie. The investigation subjects were the pedagogical coordinators from Peruíbe municipal system and the object of analysis is focused on the ongoing training course in service for them. The study seeks to understand through the analysis of official documents, literature and documents collected during the course, the coordinator´s profile and his / her performance in everyday school. The course drawing up curricular proposal was carried out with the participation of the pedagogical coordinators through their notes of problems, needs and willing to studying and researching that emerged from the discussions done. The collected material was selected focusing on the Digital Didactic Resources (DDR) and based on the works of Pretto (2006), Rojo (2012) and Pérez Gómez (2015). The teachers / researchers collected data about the use of DDRs, meanings and perceptions pointed out by pedagogical coordinators of the educational system during constructions carried out using digital artefacts. Lastly, the considerations we raised point to the need for legal formalization of the role of pedagogical coordinators in national and regional scenario, the desire for and appreciation of the ongoing education focused on the use of DDR and the importance of sudying the education theorists and others.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectrecursos didáticos digitaispor
dc.subjectmultiletramentospor
dc.subjectcoordenação pedagógicapor
dc.subjectconstrução coletivapor
dc.subjectformação continuadapor
dc.titleFormação de coordenadores pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais: percepções e significadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.description.resumoA pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação do Educador para Interdisciplinaridade do Programa de Mestrado: Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os sujeitos de pesquisa foram os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Peruíbe e o objeto de análise tem como foco o curso de formação continuada em serviço para os mesmos. O estudo busca entender, por meio da análise de documentos oficiais, literatura e documentos coletados durante o curso, o perfil do coordenador e sua atuação no cotidiano escolar. O processo de elaboração da proposta curricular do curso foi realizado com a participação dos coordenadores pedagógicos por meio de apontamentos de problemas, necessidades e desejos de estudo e pesquisa que emergiram a partir das discussões realizadas. O material coletado foi selecionado tendo como foco os Recursos Didáticos Digitais (RDD) e fundamentado para análise pelas obras de Pretto (2006), Rojo (2012) e Pérez Gómez (2015). Os professores/pesquisadores coletaram dados sobre a utilização dos RDD, significados e percepções apontadas pelos coordenadores pedagógicos da rede de ensino, durante as construções realizadas por meio de artefatos digitais. Por fim, as considerações que levantamos apontam para a necessidade de formalização legal da função dos coordenares pedagógicos no cenário nacional e regional, o desejo e valorização da formação continuada voltada para uso de RDD e a importância do estudo de teóricos da área da educação e outros.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8540298080053774por
dc.contributor.advisor1Hardagh, Claudia Coelho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729por
dc.contributor.referee1Vieira, Marili Moreira da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317058339527444por
dc.contributor.referee2Menezes, Maria Aparecida de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5073759192209623por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16168/Leandro%20Wendel%20Martins.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3514/5/Leandro%20Wendel%20Martins.pdf
dc.keywordsdigital didactic resourceseng
dc.keywordsmultiliiteracieseng
dc.keywordspedagogical coordinationeng
dc.keywordscollective buildingeng
dc.keywordsongoing educationeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto