Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio

View/ Open
Date
2015-08-24Author
Rocha, Darlan Oliveira
Advisor
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Referee
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Referee
Pagotto, Maria Dalva Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied. O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Citation
ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.