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dc.contributor.advisorMizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorMachi, Gilzane Santos
dc.date.accessioned2016-04-18T21:31:57Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:19Z
dc.date.available2009-09-10
dc.date.available2020-05-28T18:11:19Z
dc.date.issued2009-02-03
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24944
dc.description.abstractThe following thesis has attempted to map and evaluate contributions and limitations of current social changes and post-modernity thinking in relation to students, instructors and school. The aim of this thesis is to analyze how the student views the school, and its instructors in a fast paced society that is constantly transforming. It is now common to find intellectuals from many fields of study questioning aspects of modern society. It can be said that the following thesis is joining this recent critical evaluation of modern society. Specifically, this thesis will evaluate one of the most important institutions of this society, education. The goal of this thesis is to reflect on how the school, contents, methodologies, and interpersonal relationships act when confronted with post modernism. The objective of this study is also to consider the interconnection of educational theory and practice in the light of contemporary social changes; and to analyze the school, its contents, methodologies, and interpersonal relationships in order to understand where the paradigmatic aspects of post-modernity society can interfere with the student s behavior, and how the ill-behavior can be related to the uneducated instructors confronted with post-modern thought. The primary case study was a secondary public school which was analyzed in multiple dimensions; in actions, practices, and speeches of different members of the school with a focus on how current students view the instructors. Further support is supplied by a theoretic chart composed of studies and reflections of different authors that discuss the current educational changes facing our society.
dc.description.abstractA presente pesquisa busca mapear e avaliar as contribuições ou limitações que as mudanças sociais atuais e o pensamento pós-moderno trazem nas relações entre alunos, professores e escola. Buscou-se apontar e analisar como o aluno vê a docência e a escola nessa sociedade que vive rápidas e constantes transformações. Nos dias atuais é comum encontrarmos, em diferentes campos do conhecimento, intelectuais promovendo um questionamento crítico da sociedade moderna. Pode-se dizer que este trabalho não foge a essa perspectiva, na medida em que contempla a intencionalidade de estender tais questionamentos a uma das principais instituições dessa sociedade: a educação. Buscou-se assim, refletir sobre como a escola, os conteúdos, as metodologias e as relações interpessoais entre os diferentes integrantes da escola se colocam diante do pensamento pós-moderno. O objetivo desse estudo foi refletir sobre possíveis interconexões e relações a respeito da teoria e prática educacionais com as mudanças sociais da contemporaneidade e analisar a escola, o seu conteúdo/metodologia e as relações interpessoais, buscando em que medida aspectos paradigmáticos da pós-modernidade podem interferir no comportamento disciplinar dos alunos e como a questão da indisciplina escolar pode estar relacionada com o despreparo dos professores frente a essa transição mundial. Para isso, a pesquisa lançou mão de um estudo de caso de uma escola pública de Ensino Médio de forma a analisar as múltiplas dimensões da vida escolar e as ações, práticas e discursos dos diferentes integrantes da escola com ênfase na maneira como o aluno de hoje vê os professores e a escola. Esse trabalho apóia-se também em um quadro teórico composto por estudos e reflexões de diversos autores que discutem a educação nos dia atuais frente à mudanças da nossa sociedade.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação
dc.subjectmudanças sociais
dc.subjectaluno contemporâneo
dc.subjectensino médio
dc.subjectcurrículo
dc.subjectindisciplina
dc.subjecteducation
dc.subjectsocial changes
dc.subjectcontemporary pupil
dc.subjecthigh school
dc.subjectcurriculum
dc.subjectindiscipline
dc.titleAspectos das mudanças sociais na educação: alunos diante de coordenadas inseguras
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037323221010811
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481
local.contributor.board1Ambrogi, Ingrid Hötte
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989
local.contributor.board2Nono, Maévi Anabel
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634997953885976
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


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