A produção artística na escola, num ensino com projetos: como avaliar?
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-01-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Suely Ramos da
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Smole, Katia Cristina Stocco
Smole, Katia Cristina Stocco
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, propor um começo de mudança na escola, por meio do ensino com projetos, vinculado à educação estética, em todos os componentes curriculares. Formula a questão de pesquisa sobre uma possível dificuldade dos professores de outras áreas avaliarem seus alunos sem o conhecimento dos conceitos do campo da Arte e propõe como solução a utilização da avaliação formativa, principalmente por intermédio da auto-avaliação
dos alunos. Vislumbra como público alvo, os alunos do ensino médio e fundamental, da rede pública do Estado de São Paulo. Considera como premissa que deve-se aproveitar a reconhecida criatividade do povo brasileiro, desde sua passagem pela escola, o que acreditase, causaria grande impacto no processo de aprendizagem dos educandos e contribuiria na formação de sujeitos mais felizes e realizados. Propõe o trabalho cooperativo em sala de aula, com um ensino da teoria interligado à prática, para colaborar na formação de sujeitos mais capazes de participar da sociedade da informação e do conhecimento, que ora temos. Com a intenção de colaborar com outros profissionais do ensino, que tenham interesse no tema desta dissertação, demonstrou-se um relato de experiência, a saber, o desenvolvimento de um
projeto, que teve como produto final uma mostra de fotografias elaboradas pelos alunos do ensino médio, sobre a cidade de São Paulo, na comemoração dos 450 anos de sua fundação, em 2004. O trabalho atendeu à uma proposta da disciplina de História e os alunos procederam à uma auto-avaliação para refletirem sobre suas vivências e aprendizado. O resultado da pesquisa apontou que estes alunos foram capazes de se auto-avaliarem com seriedade e que a avaliação formativa foi uma alternativa eficaz para avaliar suas produções artísticas, ao menos neste projeto específico.
Descrição
Palavras-chave
projetos , avaliação formativa , educação estética , projects , formative evaluation , aesthetical education
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Suely Ramos da. A produção artística na escola, num ensino com projetos:
como avaliar?. 2007. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.