Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2007-01-23
Autores
Rezende, André Novaes de
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Feijó, Martin Cezar
Pinatti, Antonio Eduardo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da imagem do malandro do samba nas capas de disco, por meio de uma contextualização teórico-histórica, da recuperação de exemplos de capas de disco vinculadas à figura do malandro, e do estudo das relações visuais e semióticas entre os exemplares. Na primeira metade do século XX, o sambista malandro é o único que continua a promover a importância da liberdade de criação popular e da identidade cultural dos grupos negro-proletários. A variedade das formas de manifestação da imagem do malandro, juntamente com o contexto sócio-cultural em que sua imagem se concebeu, fazem das capas de disco não só um importantíssimo documento visual da indústria gráfica brasileira, mas são também documentos que conservam a imagem de uma figura social típica de nossa cultura.
Descrição
Palavras-chave
capas de disco , samba , malandro , artes visuais , semiótica , cultura popular , record cover , samba , malandro , visual arts , semiotics , popular culture
Citação
REZENDE, André Novaes de. Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro. 2007. 40 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.