Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-01-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rezende, André Novaes de
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Feijó, Martin Cezar
Pinatti, Antonio Eduardo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da imagem do malandro do samba nas capas de disco, por meio de uma contextualização teórico-histórica, da recuperação de exemplos de capas de disco vinculadas à figura do malandro, e do estudo das relações visuais e semióticas entre os exemplares. Na primeira metade do século XX, o sambista malandro é o único que continua a promover a importância da liberdade de criação popular e da identidade cultural dos grupos negro-proletários. A variedade das formas de manifestação da imagem do malandro, juntamente com o contexto sócio-cultural em que sua imagem se concebeu, fazem das capas de disco não só um importantíssimo documento visual da indústria gráfica brasileira, mas são também documentos que conservam a imagem de uma figura social típica de nossa cultura.
Descrição
Palavras-chave
capas de disco , samba , malandro , artes visuais , semiótica , cultura popular , record cover , samba , malandro , visual arts , semiotics , popular culture
Assuntos Scopus
Citação
REZENDE, André Novaes de. Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro. 2007. 40 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.