A temática ambiental em Escola Técnica de Ensino Médio: reflexões a partir do programa de Educação Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - CEFET-SP
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pinto, Utabajara Rodrigues
Orientador
Sanchez, Petra Sanchez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Stori, Norberto
Trindade, Diamantino Fernandes
Trindade, Diamantino Fernandes
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A pesquisa A Temática Ambiental em Escola Técnica de Ensino Médio: reflexões a partir do Programa de Educação Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo CEFET-SP leva em conta as características da interdisciplinaridade no processo da educação ambiental. Para tanto, tornou-se necessária uma revisão bibliográfica sobre a educação ambiental, inclusive dos PCNEM. A revisão teve dois objetivos: identificar o conjunto de elementos conceituais, e buscar uma literatura significativa sobre os conceitos e as teorias representativas para a elaboração desta pesquisa. Tornou-se necessário também investigar a questão da interdisciplinaridade apresentada nos PCNEM e nos estudos de assuntos específicos e da educação ambiental. De igual modo, traz um estudo do que prevê o Projeto Pedagógico e a Organização Didática do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo CEFET-SP. Para elaborar
a relação sujeito-objeto, foi escolhida a fundamentação teórica interdisciplinar do estudo de caso. De caráter qualitativo, o presente estudo seguiu a linha descritiva, o que possibilitou os seguintes resultados: a pesquisa indicou, de forma direta ou indireta que, entre os(as) professores(as), é uma unanimidade a urgência de inserir a educação ambiental de forma interdisciplinar na educação formal, como estratégia
de motivação para os estudantes. Muitos professores se ressentem da falta de capacitação nessa área. Contudo, a dificuldade dos professores em incorporar ao seu conteúdo curricular as questões ambientais é um fator comum à maioria das escolas. A falta de motivação, de interesse da sociedade em relação às questões ambientais, talvez seja a maior das barreiras para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas.
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental , interdisciplinaridade , ensino médio , environmental education , interdisciplinarity , high school