Show simple item record

dc.creatorPinto, Daniella Basso Batistapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:30Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:06Z
dc.date.available2009-02-26pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:06Z
dc.date.issued2009-01-29pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Daniella Basso Batista. Formação de professores na universidade: o curso de Pedagogia em questão. 2009. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24862
dc.description.abstractThe proposal of this study if relates to the understanding of as she is being developed the professional learning of the docência in the course of Pedagogia and its practical contribution for the pedagogical one of the professor; e to ahead recognize the look of the pupils of its process of formation. For in such a way, a bibliographical research was carried through, that is, an analysis of literature, as well as of documents of the course, in what it says respect its curricular lines of direction and pedagogical proposals for the teaching formation, intrinsic to its Pedagogical Project. As research modality, it was opted to a study of folloied case of research of field, qualitative boarding and descriptive matrix, using itself as metodológico procedure interviews half-structuralized with directed questions, carried through with pupils of 8º semester of the course of Pedagogia in a private University in the city of São Paulo. However it was verified as it is conceived, by the optics of the future professors, the professional learning of the docência in the course of Pedagogia and its practical thought how much to the pedagogical one of the pupils of course end. The present study, therefore, it did not intend to conclude the inquiry, a time that this is not depleted. In this direction, it is intended to give to continuity to the research, using itself of new analyses and understanding, beyond pointing possible trajectories in relation to the formation of professors.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectdiretrizes curricularespor
dc.subjectcurso de Pedagogiapor
dc.subjectprática reflexivapor
dc.subjectaprendizagem profissionalpor
dc.subjectformation of professorseng
dc.subjectcurricular lines of directioneng
dc.subjectcourse of Pedagogiaeng
dc.subjectpractical reflexiveeng
dc.subjectprofessional learningeng
dc.titleFormação de professores na universidade: o curso de Pedagogia em questãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA proposta deste estudo se refere à compreensão de como está sendo desenvolvida a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e sua contribuição para a prática pedagógica do professor; e reconhecer o olhar dos alunos diante de seu processo de formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma análise da literatura, bem como dos documentos do curso, no que diz respeito as suas diretrizes curriculares e propostas pedagógicas para a formação docente, intrínsecas ao seu Projeto Pedagógico. Como modalidade de pesquisa, optou-se por um estudo de caso acompanhado de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, utilizando-se como procedimento metodológico entrevistas semi-estruturadas com questões direcionadas, realizadas com alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia em uma Universidade privada no município de São Paulo. Contudo foi verificada como é concebida, pela ótica dos futuros professores, a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e seu pensamento quanto à prática pedagógica dos alunos de final de curso. O presente estudo, portanto, não pretendeu concluir a investigação, uma vez que esta não se esgota. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade à pesquisa, utilizando-se de novas análises e compreensões, além de apontar possíveis trajetórias em relação à formação de professores.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4501314880758046por
dc.contributor.advisor1Ambrogi, Ingrid Höttept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Andrade, Maria de Fátima Ramos dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4325/Daniella%20Basso%20Batista%20Pinto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2007/1/Daniella%20Basso%20Batista%20Pinto.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record