Formação de professores na universidade: o curso de Pedagogia em questão

Thumbnail Image
item.page.type
Dissertação
Date
2009-01-29
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Pinto, Daniella Basso Batista
publication.page.advisor
Ambrogi, Ingrid Hötte
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
A proposta deste estudo se refere à compreensão de como está sendo desenvolvida a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e sua contribuição para a prática pedagógica do professor; e reconhecer o olhar dos alunos diante de seu processo de formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma análise da literatura, bem como dos documentos do curso, no que diz respeito as suas diretrizes curriculares e propostas pedagógicas para a formação docente, intrínsecas ao seu Projeto Pedagógico. Como modalidade de pesquisa, optou-se por um estudo de caso acompanhado de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, utilizando-se como procedimento metodológico entrevistas semi-estruturadas com questões direcionadas, realizadas com alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia em uma Universidade privada no município de São Paulo. Contudo foi verificada como é concebida, pela ótica dos futuros professores, a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e seu pensamento quanto à prática pedagógica dos alunos de final de curso. O presente estudo, portanto, não pretendeu concluir a investigação, uma vez que esta não se esgota. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade à pesquisa, utilizando-se de novas análises e compreensões, além de apontar possíveis trajetórias em relação à formação de professores.
Description
Keywords
formação de professores , diretrizes curriculares , curso de Pedagogia , prática reflexiva , aprendizagem profissional , formation of professors , curricular lines of direction , course of Pedagogia , practical reflexive , professional learning
item.page.scopussubject
Citation
PINTO, Daniella Basso Batista. Formação de professores na universidade: o curso de Pedagogia em questão. 2009. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.