Show simple item record

dc.creatorAraújo, Denise Camargo Alves dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:24Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.available2008-09-17pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.issued2008-08-12pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Denise Camargo Alves de. Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24850
dc.description.abstractThis is a paper about the mathematics and art teacher´s training in which are approached the theoretical basis of this two subjects, such as, with its interdisciplinarity among the others areas of the knowlegment, language, codes and its technologies, the nature of the Science and its technologies. This basic research points to the interdisciplinarity of these two areas of the knowlegment, by the mathematics and art subjects existent together with the mathematical and visuals elements, dots, line and shape. Analyzing the life of the mathematician Euclides de Alexandria and his work The Elements, composed by 23 books, pointing out his first book, in which such concepts are cited. The same way it s approached Paul Klee s life and his abstracted work, such as his teachings in Bauhaus schools, where the very same concepts are developed by the visual language. Establishing a parallel between the mathematicians Euclides, Lintz and Machado, such as the artists Klee, Kandinsky and Mondrian, stands out the concepts: dots, line and shape in same of their art work. It s fixed, so that the interdisciplinarity in both area of the knowlegment is providing an important contribution to the education.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmatemáticapor
dc.subjectgeometriapor
dc.subjectartepor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectmathematicseng
dc.subjectgeometryeng
dc.subjectarteng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectteacher s trainingeng
dc.titlePonto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e artepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoEste é um trabalho sobre formação de professores de matemática e arte no qual são abordados os fundamentos teóricos dessas duas disciplinas, bem como a sua interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, as ciências da natureza e suas tecnologias. Essa pesquisa bibliográfica aponta para a interdisciplinaridade dessas duas áreas do conhecimento, por meio das disciplinas Matemática e Arte, existente justamente nos conceitos dos elementos matemáticos e visuais: ponto, linha e forma. Abordando a vida do matemático Euclides de Alexandria e sua obra Os Elementos, composta de 23 livros, destacando-se o livro primeiro, onde tais conceitos são citados. Da mesma forma aborda-se a vida de Paul Klee e sua obra abstrata, bem como o seu ensino na escola de Bauhaus, onde os mesmos conceitos são trabalhados por meio da linguagem visual. Fazendo um paralelo entre os matemáticos Euclides, Lintz e Machado, bem como os artistas Klee, Kandinsky e Mondrian, destacam-se os conceitos: ponto, linha e forma em algumas de suas obras de arte. Estabelece-se, então, a interdisciplinaridade nessas duas áreas de conhecimento, proporcionando uma relevante contribuição para a Educação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6005575007696718por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Smole, Katia Cristina Stoccopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9985397425835603por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4256/Denise%20Camargo%20Alves%20de%20Araujo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1984/1/Denise%20Camargo%20Alves%20de%20Araujo.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record