Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte
item.page.type
Dissertação
Date
2008-08-12
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Araújo, Denise Camargo Alves de
publication.page.advisor
Rizolli, Marcos
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Smole, Katia Cristina Stocco
Smole, Katia Cristina Stocco
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Este é um trabalho sobre formação de professores de matemática e arte no qual são abordados os fundamentos teóricos dessas duas disciplinas, bem como a sua interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, as ciências da natureza e suas tecnologias. Essa pesquisa bibliográfica aponta para a interdisciplinaridade dessas duas áreas do conhecimento, por meio das disciplinas Matemática e Arte, existente justamente nos conceitos dos elementos matemáticos e visuais: ponto, linha e forma. Abordando a vida do matemático Euclides de Alexandria e sua obra Os Elementos, composta de 23 livros, destacando-se o livro primeiro, onde tais conceitos são citados. Da mesma forma aborda-se a vida de Paul Klee e sua obra abstrata, bem como o seu ensino na escola de Bauhaus, onde os mesmos conceitos são trabalhados por meio da linguagem visual. Fazendo um paralelo entre os matemáticos Euclides, Lintz e Machado, bem como os artistas Klee, Kandinsky e Mondrian, destacam-se os conceitos: ponto, linha e forma em algumas de suas obras de arte. Estabelece-se, então, a interdisciplinaridade nessas duas áreas de conhecimento, proporcionando uma relevante contribuição para a Educação.
Description
Keywords
matemática , geometria , arte , interdisciplinaridade , formação de professores , mathematics , geometry , art , interdisciplinarity , teacher s training
item.page.scopussubject
Citation
ARAÚJO, Denise Camargo Alves de. Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.