Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte

Thumbnail Image
item.page.type
Dissertação
Date
2008-08-12
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Araújo, Denise Camargo Alves de
publication.page.advisor
Rizolli, Marcos
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Smole, Katia Cristina Stocco
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Este é um trabalho sobre formação de professores de matemática e arte no qual são abordados os fundamentos teóricos dessas duas disciplinas, bem como a sua interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, as ciências da natureza e suas tecnologias. Essa pesquisa bibliográfica aponta para a interdisciplinaridade dessas duas áreas do conhecimento, por meio das disciplinas Matemática e Arte, existente justamente nos conceitos dos elementos matemáticos e visuais: ponto, linha e forma. Abordando a vida do matemático Euclides de Alexandria e sua obra Os Elementos, composta de 23 livros, destacando-se o livro primeiro, onde tais conceitos são citados. Da mesma forma aborda-se a vida de Paul Klee e sua obra abstrata, bem como o seu ensino na escola de Bauhaus, onde os mesmos conceitos são trabalhados por meio da linguagem visual. Fazendo um paralelo entre os matemáticos Euclides, Lintz e Machado, bem como os artistas Klee, Kandinsky e Mondrian, destacam-se os conceitos: ponto, linha e forma em algumas de suas obras de arte. Estabelece-se, então, a interdisciplinaridade nessas duas áreas de conhecimento, proporcionando uma relevante contribuição para a Educação.
Description
Keywords
matemática , geometria , arte , interdisciplinaridade , formação de professores , mathematics , geometry , art , interdisciplinarity , teacher s training
item.page.scopussubject
Citation
ARAÚJO, Denise Camargo Alves de. Ponto, linha e forma: interdisciplinariedade entre matemática e arte. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.