Formação pedagógica de docentes do ensino superior em cursos de pós-graduação "stricto sensu"

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2008-03-05
Autores
Nascimento, Julia de Cassia Pereira do
Orientador
Masetto, Marcos Tarciso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Antoniazzi, João Humberto
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Sob a influência da sociedade do conhecimento, o crescimento da demanda por ensino superior, na busca de formação profissional, reacende a discussão sobre a competência dos professores universitários. Adquirem papel de destaque os cursos de pós-graduação strito sensu, os quais devem cumprir o que a legislação brasileira lhes confere como função: a formação de pesquisadores e docentes do ensino superior. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação pedagógica do docente do ensino superior, discutindo as oportunidades oferecidas pelos cursos de mestrado para que esta formação efetivamnte aconteça. Com levantamentos históricos do ensino superior no Brasil, buscou-se mostrar a evolução deste nível de ensino, tomando por base a legislação educacional. Numa análise documental com a Capes e com as universidades, foi possível delimitar o foco da pesquisa e verificar como os cursos de mestrado, em diferentes programas, pretendem propiciar a formação pedagógica dos futuros docentes universitários. Autores como Morosini (2000), Pimenta & Anastasiou (2002), Masetto (2003), Pachane (2003), Zabalza (2003) entre outros, contribuiram na construção do perfil do docente universitário, propiciando um diálogo com Santomé (1998), Moreira (2000) e Lampert (2002) em relação à organização curricular e sua importância na formação profissional. O resultado deste trabalho permite concluir que são relativamente poucos os programas de Mestrado que se preocupam com a formação docente para o ensino superior. Dentre estes, alguns apenas oferecem uma ou duas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior. É, portanto, importante, necessário e urgente que se desenvolva a competência pedagógica dos docentes universitários, com atividades que permitam unir a ação e reflexão na prática da docência e da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
docência universitária , formação pedagógica , ensino superior , formação de professores , competência pedagógica , pedagogic formation , superior education , professor formation , pedagogic competence
Citação
NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira do. Formação pedagógica de docentes do ensino superior em cursos de pós-graduação "stricto sensu". 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.