Ver aquele que vê: um olhar poético sobre os visitantes em museus e exposições de arte
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-02-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Demarchi, Rita de Cassia
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Duarte, Marcos Nepomuceno
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Christov, Luiza Helena da Silva
Duarte, Marcos Nepomuceno
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Christov, Luiza Helena da Silva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Reflexões teóricas e imagens/ fotografias abordam nesta pesquisa o complexo território que envolve os visitantes e os museus de exposições de arte, no Brasil e no exterior. Com base nas metodologias de pesquisa em arte (Róldan & Marin-Viadel, 2012), imagens individuais ou compostas como foto-ensaios são consideradas uma forma de conhecimento e impulsionam o estudo e a reflexão. Além do diálogo entre as imagens, a experiência vivida e o pensamento de estudiosos de diferentes áreas, inclui-se a leveza da poesia e das metáforas, além de reflexões derivadas da arte contemporânea e da história da arte. São discutidas algumas questões acerca da paisagem contemporânea que podem dificultar o encontro do sujeito com a arte, tais como o excesso, o espetáculo, o consumo, a velocidade, o turismo, que constituem o que foi nomeado de penumbra e alimentam as atitudes dos visitantes sujeitos fugidios. Tanto para o visitante, quanto para a pesquisadora, a fim de desvelar em meio à penumbra e as ambivalências, ao labirinto e ao crepúsculo, há que se ter a abertura para a experiência estética, terreno do peregrino. Abertura que inspira a pesquisa como uma trajetória de peregrinação em busca de compreensão da complexidade dos fenômenos e o trabalho poético de captura das imagens - flagrantes nas exposições. A pesquisa de cunho fenomenológico adota como referencial teórico autores que abordam reflexões sobre a contemporaneidade tais como: Calabrese (1988), Bauman (2001); e autores que valorizam a sensibilidade e a experiência, entre eles: Bachelard (1988), Dewey(2010), Merleau-Ponty(1975), Ferreira Santos (2005), Maffesoli (1998).
Descrição
Palavras-chave
arte , museus , exposições de arte , fotografia , poética , experiência estética , art , museums and art exhibitions , photography , poetics , aesthetical experience
Assuntos Scopus
Citação
DEMARCHI, Rita de Cassia. Ver aquele que vê: um olhar poético sobre os visitantes em museus e exposições de arte. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.