Formação profissional e condições de trabalho do magistério paulista entre 1996-2011

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2014-08-18
Autores
Souza, Gilberto Pereira de
Orientador
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bueno, Marcelo Martins
Sartorio, Lucia Aparecida Valadares
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação aborda as políticas e ações de formação profissional docente na Educação Básica paulista no período 1996-2011, especialmente para professores do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no contexto das reformas educacionais iniciadas na segunda metade da década de 1990 que começaram um processo de mercantilização do ensino em São Paulo e no Brasil; estabelecendo a relação entre formação profissional e condições de trabalho na Educação Básica paulista no período supra citado. Analisa as políticas educativas formuladas por organismos multilaterais como UNESCO, OMC e Banco Mundial, seus reflexos na Mercantilização da educação que implica na privatização e criação de um mercado educativo na Educação Básica subsidiado com verbas públicas, que permite a transformação da educação em uma fonte de acúmulo privado de capital. Analisa a relação entre a mercantilização da Educação Básica no estado de São Paulo, as políticas e ações de formação profissional docente do governo estadual e as condições de trabalho do magistério paulista a partir do estudo da legislação e documentos referentes a carreira do magistério. Por fim, conclui que a mercantilização da educação está na raiz da precarização do trabalho docente.
Descrição
Palavras-chave
formação de professores , condições de trabalho do magistério paulista 1996-2011 , reformas educacionais , formation of teachers , work conditions of magisterium of São Paulo 1996 2001 , educational reforms
Citação
SOUZA, Gilberto Pereira de. Formação profissional e condições de trabalho do magistério paulista entre 1996-2011. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.