"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-03-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
André, Waldirene
Orientador
Almeida, Jane Mary Pereira de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Azevedo, Wilton Luiz de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.
Descrição
Palavras-chave
fotografia , simulacro , realidade , visualidade , visibilidade , arte contemporânea , photography , Simulacro , reality , visuality , visibility , contemporary art
Assuntos Scopus
Citação
ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.