"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira

Thumbnail Image
item.page.type
Dissertação
Date
2007-03-05
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
André, Waldirene
publication.page.advisor
Almeida, Jane Mary Pereira de
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Azevedo, Wilton Luiz de
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.
Description
Keywords
fotografia , simulacro , realidade , visualidade , visibilidade , arte contemporânea , photography , Simulacro , reality , visuality , visibility , contemporary art
item.page.scopussubject
Citation
ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.