"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
item.page.type
Dissertação
Date
2007-03-05
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
André, Waldirene
publication.page.advisor
Almeida, Jane Mary Pereira de
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Azevedo, Wilton Luiz de
Azevedo, Wilton Luiz de
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para
distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.
Description
Keywords
fotografia , simulacro , realidade , visualidade , visibilidade , arte
contemporânea , photography , Simulacro , reality , visuality , visibility , contemporary art
item.page.scopussubject
Citation
ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.